Assim como já era esperado, os ingressos para os shows de reunião do Oasis pelo Reino Unido e Irlanda se esgotaram e poucas horas no site da Ticketmaster neste sábado (31), reunindo uma fila de aproximadamente 500 mil pessoas online na plataforma. Apesar da alta demanda, os preços dinâmicos dos bilhetes (ou seja, os aumentos dos valores durante a venda) praticados pelo site causaram polêmicas e podem ser investigados pelo governo britânico.
De acordo com a BBC, as reclamações entre os fãs encheram as redes sociais e os valores de um mesmo tipo de ingresso chegaram a ter um aumento, passando de £ 135 (aproximadamente R$ 998,00 na cotação de hoje) para mais de £ 350 (R$ 2.586,00) conforme o andamento das vendas, enquanto os fãs ainda aguardavam na fila online.
“A demanda por ingressos do Oasis nesta semana trouxe à tona os problemas dessas vendas. O Partido Trabalhista tem um compromisso em seu manifesto de enfrentar os anunciantes com ações a serem tomadas. Estamos comprometidos em apoiar preços justos e transparentes de ingressos e a combater comportamentos inaceitáveis”, disse a ministra Lucy Powell em um comunicado.
Ainda segundo a imprensa britânica, apesar da possível investigação por parte do governo do Reino Unido, o aumento desses valores durante a venda não são ilegais. Em seu artigo publicado neste fim de semana, a BBC pontua que “o preço dinâmico não é algo novo e é permitido pelas leis de proteção ao consumidor”, e que a Tickemaster afirma não definir os preços dos ingressos, esclarecendo que esses valores são estabelecidos pelos artistas e promotores dos shows e eventos.
Vale lembrar que, no Brasil, alguns sites também praticam a variação de preços, com, por exemplo, a mudança de lote conforme as vendas, algo que também gera bastante polêmica. E num evento como este, de grande proporção pela busca de ingressos, nada de novo sobre o sol até mesmo em processos controversos, infelizmente.