Uma pesquisa da British Academy of Sound Therapy (BAST) mostrou quanto tempo um indivíduo precisa ouvir música para experimentar um efeito terapêutico.
Há diversos estudos indicando que a música pode ser benéfica para nosso organismo, então a BAST testou 7.581 participantes e descobriu que 89% deles disseram que a música era essencial para sua saúde e bem-estar. De acordo com os pesquisadores, apenas nove minutos de música – principalmente aquelas com ritmo rápido e conteúdo lírico positivo – são necessários para fazer o ouvinte se sentir mais animado.
Impressionantes 9 em cada 10 indivíduos pesquisados melhoraram os níveis de energia ouvindo música. Outros 65% riram mais e se sentiram mais no controle de suas vidas ou capazes de “assumir qualquer coisa”.
Se pra se sentir feliz você precisa de 9 minutos de música rápida e positiva, para relaxar a coisa muda. A pesquisa apontou que a melhor música para relaxamento é aquela que entrega um ritmo lento, melodia simples e no formato instrumental. Uma audição a partir de 13 minutos é capaz de oferecer muitos benefícios, incluindo sentimento de satisfação, sono reparador, diminuição da tensão muscular e afastamento de pensamentos negativos.
Os dados relatados nesse estudo da BAST são encorajadores para profissionais médicos que procuram novas maneiras de tratar pacientes com problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.