Vendas de fitas cassete dobram no Reino Unido em 2020

Números divulgados pela empres Official Charts revelam que as vendas de fitas cassetes mais que dobraram em 2020 no Reino Unido. Conforme os dados divulgados, houve um aumento de 103% nas vendas de fitas no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

Ao todo, 65 mil cassetes foram comprados somente no primeiro semestre deste ano, número que ainda pode chegar rapidamente até 100 mil pela primeira vez desde 2003. Na lista das mais vendidas estão artistas pop como 5 Seconds of Summer, Lady Gaga, The 1975, Selena Gomez e Dua Lipa.

A banda 5 Seconds of Summer com o álbum ‘CALM’ já vendeu 12.000 na primeira semana, tornando-o o cassete mais vendido em 18 anos. Em junho deste ano, foi revelado que as vendas de vinil dispararam depois que as lojas de discos foram reabertas pela primeira vez desde o “lockdown” em decorrência da pandemia.

Os números apontam que as vendas de vinil aumentaram 27,57% na reabertura para um total de 88.486 unidades, enquanto os CD’s também tiveram um aumento de 11,09%, vendendo um total de 253.779 unidades.

Quem liderou as vendas foi o primeiro álbum acústico de Liam Gallagher, “MTV Unplugged”, com 17.938 unidades, seguido pela reedição de “Gold Against The Soul” da banda Manic Street Preachers, com 2.838 vendas físicas. No geral, as vendas físicas representaram 19,1% do mercado de álbuns na semana de reabertura pós lockdown, o que representa uma alta de três meses.

No mês passado, os organizadores do evento Record Store Day anunciaram uma lista de lançamentos especiais em cassete que estarão disponíveis durante o evento socialmente distanciado deste ano. Parece que os antigos formatos estão mesmo voltando com tudo!

E você, ainda tem guardada aquela fitinha cassete em casa?

Ver mais novidades