Prepare-se para um possível retorno explosivo do Van Halen! e com uma pegada futurista! Alex Van Halen, o lendário baterista da banda, revelou em uma nova entrevista à Rolling Stone que está pensando em finalizar material inédito do grupo utilizando IA (inteligência artificial) para gerar novos solos de guitarra – e, pasmem, com a possibilidade de contar com Robert Plant, do Led Zeppelin, nessa empreitada.
Segundo Alex, o arquivo da banda está cheio de gravações de jam sessions e faixas inacabadas que, com a ajuda da IA, poderiam ganhar uma nova vida. “São todos pequenos pedaços que não fazem uma música”, explicou ele. O plano? Usar a nova e revolucionária tecnologia para analisar os padrões de como seu saudoso irmão Eddie Van Halen, o gênio da guitarra, teria tocado, e a partir disso gerar novos solos.
Esse projeto, segundo o baterista, já foi iniciado. Ele entrou em contato com a OpenAI, a mesma organização por trás do ChatGPT, para entender como esse processo de criação de novas faixas musicais pode ser realizado. Mas a cereja do bolo seria utilizar ninguém menos que Robert Plant como vocalista. Alex contou que não fala com Plant há mais de três décadas e resume o sentimento de expectativa: “Quando as condições forem adequadas, as coisas se manifestarão”.
É um projeto ousado, sem dúvida, mas se sair do papel, estamos falando de um lançamento capaz de revolucionar a forma como artistas lendários podem utilizar a nova tecnologia em suas próximas produções. Talvez, músicas inéditas do Van Halen com um toque de IA sejam o início desse novo capítulo na história da música.