Uma Sinfonia Diferente RS é um projeto de musicoterapia para pessoas com autismo. Adaptado ao momento de quarentena, o Sinfonia está em plena atividade virtual desde o início do isolamento social. As reuniões de planejamento, capacitação e formação dos voluntários para a edição 2020, acontecem à distância. Uma das novidades deste ano será oficialmente lançada no dia 25 de maio, às 18h, a Etapa Virtual das Sessões do Sinfonia Diferente RS.
A partir do excelente resultado da primeira edição e da grande procura para a continuidade do Projeto, a equipe do Sinfonia RS, inicia as atividades com sessões on-line durante a quarentena. O cronograma foi adaptado e as sessões, que eram presenciais, passam a ser virtuais, neste primeiro momento. Os jovens e crianças selecionados, estão com suas rotinas alteradas, sem aulas e muitas vezes sem acesso às terapias. Os encontros on-line, com a participação dos pais e responsáveis, devem auxiliar na redução da ansiedade, e será um aprendizado para todos, com novos elementos (celular e internet), formas de interagir e participar. As sessões virtuais e presenciais serão conduzidas pela musicoterapeuta Graziela Pires.
O projeto USD RS tem como objetivo promover um espaço terapêutico e artístico que apoie o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com autismo, num ambiente favorável. Também realiza um atendimento exclusivo aos pais e responsáveis dos autistas, através de rodas de conversa e troca de experiências, conduzidas por psicólogas e especialistas.
Criado em 2015, em Brasília, pela musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpof, USD ganhou a 1ª edição gaúcha em 2019, através da musicoterapeuta, Cantora e Compositora da banda 50 Tons de Pretas, Graziela Pires, que já acompanhava o Sinfonia desde a universidade e sonhava em realizar uma edição no RS.
A equipe e todas as pessoas que atuam no projeto, são voluntárias. As doações em produtos ou serviços, e uma taxa mensal dos participantes, auxiliam na realização do projeto de inclusão social e cultural, que tem mais participantes nesta edição. Os encontros e atividades presenciais acontecerão na Faculdade IENH, quando liberadas. A IENH também desenvolve pesquisas na área do Autismo e tem um curso de Especialização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Em breve será lançado aplicativo para captação de apoio para o Sinfonia RS, onde as famílias, amigos e comunidade poderão contribuir com doações espontâneas ao projeto.
O Sinfonia Diferente acontece também nos estados do Maranhão e Minas Gerais, além de Brasília, cidade sede do instituto Steinkpof. O projeto gaúcho se destaca pela inovação no suporte às famílias e também na programação de formação proporcionada de forma intensiva e continuada para os voluntários.
União FM – Voz Ao Que Faz Bem