Timbaland e membros do R.E.M. e Steely Dan entrarão para o Hall da Fama dos Compositores

A partir de 13 de junho, os quatro membros fundadores do R.E.M. e a dupla de frente do Steely Dan serão além de membros do Hall da Fama do Rock and Roll, integrantes do Hall dos compositores. Eles foram escolhidos para fazarem parte da entidade junto com Timothy Mosley, ou melhor dizendo, Timbaland, e os “não performers” Hillary Lindsey e Dean Pitchford – ambos autores de vários sucessos da música pop que você certamente conhece.

O R.E.M lançou seu primeiro compacto em 1981 e anunciou seu fim 30 anos depois. Todas as canções sempre foram creditadas coletivamente – o baterista Bill Berry os deixou em 1997. Como trio eles lançaram outros cinco álbuns.

Já o Steely Dan foi uma das grandes bandas da década de 70, com sua música sofisticada e letras repletas de humor inteligente. Aos poucos eles foram deixando de ser um grupo no sentido tradicional do termo, para virar um projeto de estúdio capitaneado por Becker e Fagen, autores de todas as músicas. Eles se separaram em 1980 e voltaram a se reunir na década seguinte, tendo gravado mais dois discos. Becker morreu em 2017 e Fagen segue na estrada usando o nome da banda.

Por suas vez, Timbaland gravou três álbuns em sua carreira, incluindo “Shock Valeu”, de 2007, que ganhou disco de platina, mas é como produtor e compositor que construiu seu legado. Seus trabalhos feitos ao lado de Justin Timberlake, Missy Elliott e vários outros, mudaram o cenário da música pop.

Hillary Lindsey também entrará pro Hall. Ela já compôs, para Lady Gaga, Miley Cyrus, Taylor Swift e um grande número de astros da country music. Ela tem dois Grammys e foi indicada ao Oscar de melhor canção original do filme “Country Strong”, com Gwyneth Paltrow.

Ver mais novidades