Uma contenda histórica e encarniçada do mundo da música vai ganhar uma versão cinematográfica reveladora e que promete revolver feridas antigas. Em entrevista ao jornal britânico Daily Express, o vocalista do The Verve, Richard Ashcroft, revelou que a Netflix tem a intenção de fazer um documentário contando sobre a disputa de direitos autorais pela canção “Bitter Sweet Symphony”, maior sucesso já produzido pela banda.
A batalha judicial entre o Verve e o ex-empresário dos Rolling Stones Allen Klein se arrastou desde o lançamento da música, nos anos 1990, até maio de 2019, quando finalmente os Stones deram os royalties e os direitos da música para Ashcroft. “É uma visão de quão longe da realidade isso pode ir”, disse o cantor na entrevista
“Bitter Sweet Symphony” tem como base um trecho da Andrew Oldham Orchestra para “The Last Time”, musica dos Rolling Stones de 1965. É ela a faixa de abertura de “Urban Hymns”, terceiro disco da banda e recortada como single em junho de 1997. Foi questão de ultrapassar o trecho de notas e acordes permitidos para a briga começar na justiça.
No entanto, a história acabou a favor do The Verve, e por um golpe quase de sorte: é que a própria “The Last Time” dos Stones também é uma adaptação, nesta feita de “This May Be The Last Time”, som gravado em 1956 pelo The Staple Singers.
Conhecia esta história? Só para você ter uma ideia do imbróglio, ouça as três canções e veja como a coisa foi se construindo.