Seja em grandes sucessos como Bohemian Rhapsody ou Rocketman, as cinebiografias estão sempre presentes no imaginário de quem gosta de conhecer cada vez mais sobre a trajetória de ícones da música. Pensando nisso, a gente separou cinco cinebiografias musicais que são obrigatórias. Prepare o sofá e aperte o play!
1. Johnny & June (2005)
O filme conta a história de Johnny Cash e June Cartes, contando a ascensão, queda e redenção do músico country e o desenvolvimento do relacionamento com a cantora. As atuações dos protagonistas foram aclamadas e Reese Witherspoon acabou levando o Oscar de Melhor Atriz.
2. Piaf – Um Hino ao Amor (2007)
Filme sobre a cantora francesa Édith Piaf, e que segue uma estrutura não-linear, relembrando momentos da carreira de Piaf desde sua infância até sua morte. O longa rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Marion Cotillard em 2008.
3. Control – A História de Ian Curtis (2007)
Nesta cinebiografia, conhecemos mais sobre a trágica morte do cantor e compositor do Joy Division, Ian Curtis. O longa de Anton Corbijn constrói uma narrativa sombria que retrata a decadência do vocalista por abusos de drogas e depressão, até a sua morte aos 23 anos. Vale a pena!
4. The Doors – O Filme (1991)
Clássico dos anos 90, o longa impressiona principalmente pela semelhança entre o ator Val Kilmer com o vocalista da banda americana, Jim Morrison. Além da semelhança física, o ator se arriscou a cantar também e entrega o melhor de si nesta cinebiografia. Há boatos de que mesmo após o encerramento das filmagens o ator teve um processo de identificação muito grande com Morrison e acabou tendo dificulades para sair do papel.
5. Judy: Muito além do Arco-Íris (2019)
Após anos sem aparecer em filmes relevantes, a atriz Renée Zellweger, vive a história da lendária atriz e cantora Judy Garland que ficou mundialmente conhecida após seu papel como Dorothy no musical “O Mágico de Oz”. O longa conta a trágica vida da atriz 30 anos após O Mágico de Oz, onde sua voz estava mais fraca por conta dos abusos de remédios, álcool e dos assédios sofridos nos bastidores dos filmes em que participou.