Nesta quinta-feira (23) comemora-se o Dia Mundial do Livro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o livro, incentivar a leitura e homenagear grandes autores. Neste período de distanciamento social para evitar a contaminação do novo coronavírus, a leitura tem se tornado uma ferramenta ainda mais importante na vida das pessoas. Por isso a União FM separou uma lista com cinco dicas de livros que devem fazer parte da sua biblioteca. Confira:
“O Velho e o Mar” – Ernest Hemingway
Publicado há 65 anos, esta obra garantiu o Pulitzer ao autor em 1953 e, no ano seguinte, o Prêmio Nobel de Literatura. A narrativa é centrada na história de Santiago, um velho pescador cubano. Após 84 dias sem conseguir uma presa, mas instado por um jovem companheiro a continuar tentando, o velho pesca um descomunal peixe Marlim de quase 700 quilos. Depois de horas de luta, Santiago consegue atracar a pesca em seu barco e parte para a costa cubana. Ao chegar em terra, constata que o peixe fora devorado no trajeto, sobrando apenas sua carcaça. Leitura fácil, mas muito profunda.
“Meia Noite e Vinte” – Daniel Galera
Autor de quatro romances e uma história em quadrinhos, o autor brasileiro se destaca nesta obra, que retrata a geração da “webcultura” e os impactos sociais nos jovens do século XXI. Cada capítulo é narrado por um personagem: a bióloga Aurora, o artista convertido em publicitário Antero e o jornalista Emiliano, que perderam um amigo próximo, Andrei, grande expoente da literatura brasileira pós-moderna, morto após um assalto. Com a tragédia, os três se reencontram em Porto Alegre e Emiliano acaba ganhando a difícil tarefa de um editor de escrever a biografia de Andrei, famoso por seu trabalho, mas sobre o qual pouco se sabe. O encontro dos três entre si e com a cidade do Sul traz de volta promessas não cumpridas, desejos reprimidos e a vida que eles gostariam de ter.
“As Palavras Andantes” – Eduardo Galeano
Neste livro o autor (que dispensa apresentações), explora mais uma vez o universo mágico e enigmático, com gravuras de J. Borges inseparáveis dos textos, percorre as lendas urbanas e a mitologia tradicional da América Latina para colher personagens que se movem entre o real e o fantástico, os vivos e os fantasmas, os humanos e os animais. A voz poética de Galeano, faz uma coleção de contos afinados.
“O Curso do Amor” – Alain de Botton
Impossível não falar desta autor quando citamos as principais obras da filosofia moderna dos últimos anos. Criador da The School Of Life, de Botton traz neste livro a perspectivas das relações amorosas duradouras, e o melhor: a beleza da rotina. O que acontece na vida real após o famoso Felizes Para Sempre? Pois é este o ponto central do livro, que aborda a vida conjugal de um casal. Mas não se engane, o livro não se propõe a ser um guia, mas sim como uma reflexão acerca da complexidade dos relacionamentos. Considerado um dos mais interessantes analistas da vida moderna, o autor é provocador ao ir contra a noção de que precisamos inovar para que um relacionamento realmente funcione. Vale muito a pena ler!
“A História Secreta da Mulher Maravilha” – Jill Lepore
Quem ama quadrinhos e o universo dos super heróis precisa ler este. Neste livro, a historiadora de Harvard e redatora da revista New Yorker refaz a trajetória da personagem e de seu criador, William Marston, mostrando como a super heroína foi criada e o que ela representou à sociedade na época. Ao contar a vida de Marston, a autora mostra como fatos e pessoas com quem ele conviveu, não só em casa, mas nas universidades e tribunais, foram parar nas tirinhas da Mulher-Maravilha. O livro é todo ilustrado e ainda tem um encarte colorido com os quadrinhos, as capas das revistas e os primeiros desenhos que deram origem à personagem. Imperdível!