Rod Stewart desiste da venda de catálogo musical e anuncia marca de Whisky

Vender catálogos musicais completos ou em partes: uma opção muito atraente para músicos veteranos renomados que preferem deixar boas quantias em dinheiro para seus herdeiros ou para aproveitar melhor a vida ou outros projetos, e isto enquanto grupos especializados passam a controlar profissionalmente todas as suas publicações.

Uma tendência que quase virou mania. Os casos mais recentes espantaram pelas cifras alcançadas e pelos nomes envolvidos nas transações. O catálogo de David Bowie foi vendido por US$ 250 milhões, mesmo valor de Sting (incluindo seus hits do The Police), assim como o de Neil Diamond e o de Phil Collins, incluindo o período do Genesis. O recordista, até o momento, é o de Bruce Springsteen, arrematado por US$ 500 milhões, e o Queen, recentemente anunciado em venda, pode superar facilmente esse valor.

Agora, quem estava negociando suas músicas com o Hipgnosis, um dos maiores fundos de investimentos em direitos autorais, era Rod Stewart. No entanto, o garoto revelado pelo Faces declarou, recentemente, que desistiu de uma proposta de venda e por qual motivo tomou a decisão. “Este catálogo representa o trabalho da minha vida. E ficou muito claro depois de muito tempo e diligência que esta não era a empresa certa para gerenciar meu catálogo de músicas, carreira ou legado”, disse Stewart à Billboard.

De acordo com revista americana, fontes observaram que a declaração pública pode atrair outros compradores em potencial do catálogo do lendário cantor. Outra possibilidade é uma jogada de marketing do próprio Stewart para se manter na mídia. E ainda: ele anunciou recentemente o lançamento do Wolfie’s Blended Scotch Whisky, que estará à venda no Reino Unido e na Europa a partir deste próximo final de semana.

Rod não é o único a enveredar pelo mercado de destilados. O próprio Roger Daltrey, voz eterna do The Who, tem investido algum tempo no mercado de vinhos. E com relação a catálogos musicais, o pensamento do britânico é parecido com o de Madonna, que resiste a vender seu catálogo alegando que não quer “pessoas alheias” cuidando do seu trabalho de vida.

Sendo assim, bora aproveitar um bom momento com uma boa garrafa destilada de Rod Stewart, no “cowboy” ou “on the rocks“.

Ver mais novidades