De volta as raízes da nossa Rainha do Rock. Primeiro disco solo da saudosa Rita Lee, “Build Up” será relançado pela Universal Music (via Philips/Polydor) em vinil azul marmorizado. O trabalho clássico foi lançado em 1970, logo após a saída da cantora e compositora dos Mutantes.
O disco mostra toda a versatilidade de Rita Lee nas composições do álbum, caminhando pelo rock, música latina, orquestra e gospel. Há também o som “Calma“, composição de Arnaldo Baptista, então companheiro de Rita nos Mutantes. A obra foi lançada, à época, pela Philips, através do selo Polydor, hoje operado apenas no mercado internacional.
“Como a gravadora Philips notava em Rita o enorme potencial como estrela solo, aproveitou-se a primeira separação dos Mutantes, em 1970, e a convenceu a fazer musicais. Eles aconteciam na FENIT (Feira Nacional da Indústria Textil), uma espécie de precursora da São Paulo Fashion Week, que promovia a indústria têxtil nacional através de desfiles e shows”, revela o jornalista Guilherme Samora.
Ainda de acordo com Samora, quando o disco começou a ser produzido, os Mutantes decidiram voltar e Arnaldo participou da produção e assinou duas canções com Rita. No entanto, o grande parceiro da cantora nesse LP foi o músico e taxista Élcio Decário. Rita o conheceu ao pegar um táxi e, ao saber que o motorista compunha, quis logo conhecer algumas de suas músicas. Adorou o que ouviu e começaram a trabalhar juntos.
“Já foram relançados 12 álbuns e estamos trabalhando nos próximos. Nosso compromisso é manter viva a obra dessa inesquecível artista, que nos trouxe tantas músicas memoráveis e muitas alegrias”, disse Paulo Lima, presidente da companhia.
“Build Up” já está disponível na Umusic Store, e-commerce da Universal Music, pelo preço de R$ 189. Deste disco também destacamos “José“, versão da francesa “Joseph“, de Georges Moustaki. Ouça só:
E mais Rita: Cantora será homenageada com ilustrações no metrô de São Paulo
E quer mais para recordar Rita Lee? Olha só: a Rainha do Rock receberá ainda uma homenagem no metrô de São Paulo, aberta a partir desta quinta-feira (13), justo o Dia Mundial do Rock (claro!). A Estação da Sé, a maior da capital paulista, recebe temporariamente em seu Espaço Cultural as ilustrações de autoria de Guilherme Francini.
Nascido em São Paulo e formado em Design, Francini foi um frequente colaborador da cantora, tendo trabalhado nos livros infantis que Rita lançou em seus últimos anos, entre os quais estão sucessos como a “Amiga Ursa” e a saga “Dr. Alex”, a sua vez reeditada.
As referidas obras foram publicadas pelo selo Globinho (da Editora Globo), entre os anos de 2019 e 2022. Agora, serão expostas vinte artes — entre as quais, se incluem ilustrações inéditas. A entrada no espaço é gratuita para usuários do metrô.