Rita Lee no Dia do Rock: O relançamento de “Build Up” em vinil especial e homenagem no Metrô de São Paulo

De volta as raízes da nossa Rainha do Rock. Primeiro disco solo da saudosa Rita Lee, “Build Up” será relançado pela Universal Music (via Philips/Polydor) em vinil azul marmorizado. O trabalho clássico foi lançado em 1970, logo após a saída da cantora e compositora dos Mutantes.

O disco mostra toda a versatilidade de Rita Lee nas composições do álbum, caminhando pelo rock, música latina, orquestra e gospel. Há também o som “Calma“, composição de Arnaldo Baptista, então companheiro de Rita nos Mutantes. A obra foi lançada, à época, pela Philips, através do selo Polydor, hoje operado apenas no mercado internacional.

“Como a gravadora Philips notava em Rita o enorme potencial como estrela solo, aproveitou-se a primeira separação dos Mutantes, em 1970, e a convenceu a fazer musicais. Eles aconteciam na FENIT (Feira Nacional da Indústria Textil), uma espécie de precursora da São Paulo Fashion Week, que promovia a indústria têxtil nacional através de desfiles e shows”, revela o jornalista Guilherme Samora.

Ainda de acordo com Samora, quando o disco começou a ser produzido, os Mutantes decidiram voltar e Arnaldo participou da produção e assinou duas canções com Rita. No entanto, o grande parceiro da cantora nesse LP foi o músico e taxista Élcio Decário. Rita o conheceu ao pegar um táxi e, ao saber que o motorista compunha, quis logo conhecer algumas de suas músicas. Adorou o que ouviu e começaram a trabalhar juntos.

“Já foram relançados 12 álbuns e estamos trabalhando nos próximos. Nosso compromisso é manter viva a obra dessa inesquecível artista, que nos trouxe tantas músicas memoráveis e muitas alegrias”, disse Paulo Lima, presidente da companhia.

Build Up” já está disponível na Umusic Store, e-commerce da Universal Music, pelo preço de R$ 189. Deste disco também destacamos “José“, versão da francesa “Joseph“, de Georges Moustaki. Ouça só:

E mais Rita: Cantora será homenageada com ilustrações no metrô de São Paulo

E quer mais para recordar Rita Lee? Olha só: a Rainha do Rock receberá ainda uma homenagem no metrô de São Paulo, aberta a partir desta quinta-feira (13), justo o Dia Mundial do Rock (claro!). A Estação da Sé, a maior da capital paulista, recebe temporariamente em seu Espaço Cultural as ilustrações de autoria de Guilherme Francini.

Nascido em São Paulo e formado em Design, Francini foi um frequente colaborador da cantora, tendo trabalhado nos livros infantis que Rita lançou em seus últimos anos, entre os quais estão sucessos como a “Amiga Ursa” e a saga “Dr. Alex”, a sua vez reeditada.

As referidas obras foram publicadas pelo selo Globinho (da Editora Globo), entre os anos de 2019 e 2022. Agora, serão expostas vinte artes — entre as quais, se incluem ilustrações inéditas. A entrada no espaço é gratuita para usuários do metrô.

Ver mais novidades