Rick Davies, lendário cantor e compositor britânico e um dos fundadores do Supertramp, uma das mais importantes bandas da história do rock progressivo, fez uma rara aparição nos EUA, com um show intimista no Stephen Talkhouse em Long Island, em Nova York. A novidade foi revelada pelo jornalista Marcelo de Assis em sua coluna no portal IG.
A apresentação, que aconteceu no dia 12 de outubro deste ano, contou com os músicos Mike Reilly, Scott Kreitzer, Bosco Michne, Bill Donelly, Brad Beyer e G.E. Smith – este, que acompanhou por muitos anos a dupla Hall & Oates, além de ter sido diretor musical nos anos 1990 do icônico programa “Saturday Night Live“. Nos vídeos divulgados no YouTube, Davies apresenta uma excelente disposição frente ao seu piano Yamaha CP, onde revisitou alguns dos grandes sucessos do Supertramp, como “From Now On”, “Downstream”, “Blood Well Right” e “You Started Laughing”, os quais assina as composições.
Davies se viu obrigado a deixar os palcos em 2015, em uma turnê comemorativa do Supertramp pela Europa, em decorrência do diagnóstico de mieloma múltiplo, que, segundo a literatura médica, é um câncer de células plasmáticas que produz anticorpos. Há seis anos, o compositor concedeu uma rara entrevista na qual revelou ter superado seus problemas de saúde e de seu desejo de tocar novamente, algo que ele se viu impossibilitado de fazer por volta de 2016, quando estava em tratamento médico.
Há possibilidade de uma reunião do Supertramp?
Na mesma entrevista, Davies chegou a afirmar que seria improvável uma nova reunião do Supertramp. O músico já havia se apresentado no Stephen Talkhouse em junho de 2022, com a banda Rick and the Rockets. Ele e o ex-colega de banda, Roger Hodgson, praticamente não tem mais diálogo desde a saída de Hodgson, em 1983, sobretudo por problemas envolvendo direitos autorais da banda e questões pessoais.
Estima-se que o Supertramp, formado em Londres no ano de 1970, já tenha vendido mais de 60 milhões de discos em todo o mundo. O disco de maior sucesso da banda é “Breakfast In América“, lançado em 1979 pela A&M Records, que revelou os clássicos “Goodbye Stranger”, “The Logical Song”, “Take The Long Way Home”, além da faixa título.
Reconhecida mundialmente por uma das parcerias mais bem sucedidas da indústria musical, Davies e Hodgson ganharam notoriedade mundial junto da lendária banda por canções como “Dreamer”, “Rudy”, “Crime Of The Century”, “Give a Little Bit”, “It’s Raining Again”, “Fool’s Overture”, entre outros. No Brasil, o Supertramp já se apresentou em 1988 com um dos headliners do festival Hollywood Rock, onde registrou a maior plateia de sua carreira, quando mais de 100 mil pessoas assistiram a banda no estádio do Morumbi, em São Paulo.
Veja alguns vídeos da recente apresentação de Rick Davies em Nova York: