Para quem já está no clima de férias e feriadão neste final de ano, a gente traz aqui no site da União FM algumas dicas de lançamentos imperdíveis para aproveitar o tempo e curtir o sofá de casa com muito conteúdo bacana. É o caso da série documental “Quebra Tudo – A História do Rock na América Latina”, lançada neste mês na Netflix.
Ao todo, são seis episódios que relatam o nascimento do rock produzido no continente Latino Americano e como ele evoluiu e sobreviveu mesmo durante ao período das ditaduras militares. A produção fica por conta do músico Gustavo Santaolalla, conhecido por famosas trilhas sonoras do cinema.
Do México ao Uruguay, a série conta com grandes nomes entre os entrevistados como Charly García, Fito Páez, Julieta Venegas, e até mesmo o póstumo Gustavo Cerati.
Sobre a linha do tempo que vai da explosão dos rock nos EUA até os dias atuais, passando por ditaduras, Guerra das Malvinas e outros acontecimentos históricos.
“Queríamos contar a história em justaposição com a realidade sociopolítica dos lugares, para mostrar como todos somos semelhantes. Assim como a junta militar estava na Argentina, Pinochet estava no Chile ou o massacre de Tlatelolco havia ocorrido no México. O rock, sem necessariamente pertencer a um partido político, tinha um corpo político. Por isso nos colocaram na cadeia por tocar guitarra e ter cabelo comprido ”, explicou Santaolalla.
Demais, né? Vale a pena conhecer a história do rock feito pelos nossos vizinhos e saber ainda mais sobre a trajetória de grandes nomes da música em espanhol.