Um verdadeiro tesouro do Rock acaba de ser descoberto em Vancouver, no Canadá! Rob Frith, dono da Neptoon Records, uma pequena loja de discos e raridades nos subúrbios da cidade, encontrou em seus arquivos uma fita original da audição dos Beatles para a Decca Records, gravada originalmente em 1962.
De acordo com o site Vancouver City News, Frith comprou a fita há cerca de 10 anos, acreditando se tratar apenas de gravações piratas, mas só recentemente decidiu ouvir o conteúdo. Para sua surpresa, o material possuía qualidade de fita master, como se os próprios Beatles estivessem tocando na sala.
O material contém 16 faixas, incluindo raridades como “Three Cool Cats”, “The Sheik of Araby” e “Love of the Loved”. A gravação é histórica, pois foi nesse teste que a Decca rejeitou os Beatles, levando Dick Rowe a assinar com os Rolling Stones no ano seguinte. E isso depois de afirmarem, categoricamente que, o então grupo jovem The Tremeloes era “o futuro do Pop”.
Mas como essa fita histórica foi parar no Canadá? Frith explica que um empresário canadense foi visitar a Decca, na Inglaterra, nos anos 1970, e trouxe a fita com o objetivo de lançá-la na América do Norte, mas por problemas de direitos autorais, acabou arquivando ela, que mais tarde foi negociada como velharia de seu estúdio.
Frith diz que ainda não transferiu a gravação para uma cópia digital, mas isso faz parte do plano para preservá-la. Quanto à fita física, garantiu que ela não está à venda. Ele afirmou que abriria mão dela apenas para Paul McCartney, mas com uma condição inusitada: “Se Paul vier buscá-la pessoalmente, acho que posso dar a ele e de graça.”
Veja, abaixo, uma reportagem sobre o achado (em inglês):