Quando você ouviu “Flowers“, de Miley Cyrus, pela primeira vez, ela te lembrou outra canção? Se sim, talvez você tenha percebido algo importante. A cantora e seus parceiros de composição estão enfrentando um processo por suposta cópia de elementos do sucesso de Bruno Mars, “When I Was Your Man”, de 2013.
Na última segunda-feira (16), a Tempo Music Investments entrou com um processo em um tribunal federal em Los Angeles, alegando que o hit de Cyrus faz “uso indevido” de elementos da música de Mars. O processo também envolve grandes empresas como Sony Music Publishing, Apple, Target e Walmart, acusadas de distribuir “Flowers” de forma indevida. A empresa detém uma parte dos direitos autorais de “When I Was Your Man” após adquiri-los de Philip Lawrence, um dos coautores da canção ao lado de Bruno Mars, Ari Levine e Andrew Wyatt. Curiosamente, Mars não foi incluído como autor do processo.
Segundo a alegação, obtida pela Rolling Stone, “Flowers” copia “elementos melódicos, harmônicos e líricos” de “When I Was Your Man“, incluindo a sequência melódica, progressões de acordes e compassos do refrão. “É inegável, com base nas similaridades, que ‘Flowers’ não teria existido sem ‘When I Was Your Man’”, afirma o documento. Além de Miley, os compositores Gregory Hein e Michael Pollack são citados como réus. Até o momento, os representantes de Cyrus não comentaram as acusações.
Em fevereiro deste ano, Miley Cyrus ganhou seu primeiro Grammy com “Flowers”, parte de seu álbum “Endless Summer Vacation”. A faixa, que permaneceu no topo da Billboard Hot 100 por oito semanas, foi escrita após seu divórcio de Liam Hemsworth e foi amplamente interpretada como uma mensagem de autoafirmação e independência.
Embora as duas canções compartilhem temas semelhantes, como o uso simbólico das flores, há grandes diferenças de contexto. Enquanto em “When I Was Your Man” Bruno Mars lamenta não ter dado flores à sua ex-parceira, Cyrus canta sobre comprar suas próprias flores e celebrar a autonomia. Isso reflete o momento pessoal da cantora, que transformou o lamento de Mars em uma declaração de empoderamento.
Abaixo, comparando refrões…
- Flowers (tradução):
“Eu posso comprar flores para mim mesma/ Escrever meu nome na areia / Conversar comigo por horas / Dizer coisas que você não entenderia / Eu posso me levar para dançar / Eu posso segurar minha própria mão / Eu posso me amar melhor que você“
- When I Was Your Man (tradução):
“Eu deveria ter comprado flores para você / E segurado sua mão / Deveria ter te dado todas as minhas horas / Quando tive a chance / Te levado a todas as festas, porque tudo o que você queria era dançar / Agora, minha querida está dançando / Mas com outro homem“
A Tempo Music busca uma indenização cujo valor será determinado em julgamento e uma ordem que proíba a distribuição ou execução pública de “Flowers”. O desfecho desse caso ainda está por vir.