Isso, a primeira vista, parece que vai dar o maior pano pra manga, mas tudo tem um fundo de curiosidade daqueles! Jake Kiszka, guitarrista do Greta Van Fleet, soltou o verbo e disse que o Foo Fighters tem o “pior nome de todas as bandas de rock”. E o mais curioso? Dave Grohl, o frontman da trupe, já revelou várias vezes que também detesta o nome da banda!
Calma que explicamos: tudo começou em 1994, quando Grohl decidiu lançar um projeto solo e escolheu o nome Foo Fighters, um termo usado na Segunda Guerra Mundial para descrever objetos voadores não identificados. Grohl confessou em uma entrevista de 2010 para a Clash Magazine que escolheu o nome porque estava lendo um livro sobre OVNIs na época, mas, com o sucesso inesperado, a partir de 1995, percebeu que talvez não tenha sido a melhor escolha.
Kiszka, que compartilhou essa visão em uma entrevista recém-publicada pelo Ultimate-Guitar.Com, contou que em uma conversa com Grohl, o próprio vocalista dos Foo Fighters confirmou o quanto odeia o nome da banda. “É o nome mais estúpido do mundo”, Grohl já admitiu em várias ocasiões. Enquanto para Kiszka o nome de conexão com extraterrestres e guerra escolhido por Grohl é o pior de todos, o do grupo australiano King Gizzard & The Lizard Wizzard (Rei Moela e o Lagarto Feiticeiro, em tradução livre) é, na visão dele, o nome mais criativo do rock.
Ah, e sobre o nome do Greta Van Fleet? Surgiu depois que um amigo de infância da banda ouviu uma parente mencionando a artista local Gretna Van Fleet. Ela acabou dando sua bênção para que eles usassem a versão adaptada de seu nome, trocando Gretna por Greta, mesmo não curtindo o som dos caras.