Que tal aproveitar este período mais “caseiro” e melhorar a decoração da sua casa com plantinhas? Além de ajudar no visual do ambiente, elas também trazem harmonia e são boas aliadas para melhorar o humor. Mas por onde começar?
Para responder esta pergunta a gente conversou com Cássio Vinicius da Silva, arquiteto do estúdio de design e publicidade Rompecabezas. Quem deseja começar a cultivar plantinhas em casa, primeiro precisa decidir o espaço onde a planta ficará. “Isso vai ser essencial para a escolha da espécie que se adaptará nesse espaço, já que nem toda espécie gosta tanto de luz direta do sol”, comenta.
Há mais de quatro anos na área, Cássio é especializado em eventos, cenografia, além de criação de vários espaços e ambientes. Ele comenta sobre a influência das plantas em nossa rotina e o conceito de “Biofilia”, que trata sobre a necessidade que sentimos em estar em contato com a natureza.
“Em tempos de pandemia, onde as pessoas estão muito mais recolhidas em suas casas, esse conceito ganha força. Nos forçamos a enxergar nossas casas como um porto seguro. Isso influencia na forma como queremos uma nova decoração, para que o ambiente da nossa casa represente o que há de mais acolhedor em nós mesmos”, explica.
Segundo o arquiteto, as plantas transmitem emoções e vê-las na casa, proporciona um pouco de tranquilidade. Em seu apartamento no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, ele adotou as plantas como uma aliada para renovar o local onde vive.
“O hábito de ter plantas e arranjos dentro de casa acaba funcionando para que a gente crie um laço com o ambiente. Eu tenho uma Jibóia gigante do ladinho da janela, na minha mesa de trabalho um Lírio da Paz, também tenho na sala um Bambu da Sorte que faz companhia para a minha Samanbaia”, conta.
Além disso, ele explica que o cuidado com as plantas ajuda a relaxar. “Todas estão comigo há dois anos e o tempinho que tiro para cuidar delas é sempre muito relaxante e traz sempre um clima gostoso para casa”, explica.
A gente separou cinco dicas de plantinhas fáceis de cuidar nos ambientes internos. Confira:
Palmeira Ráfia
Com uma estrutura que lembra a do bambu, a Palmeira ráfia é muito usada em vasos de escritórios, por exemplo. Por ser uma planta de visual sofisticado, combina com a maioria dos ambientes. Apesar disso, você precisará regá-la com alguma frequência.
Lança de São Jorge
Além de ser vertical, ela possui formato cilíndrico e se encaixa de maneira muito compacta aos ambientes limitados de um apartamento. Ela também possui as facilidades de uma planta que precisa ser irrigada apenas uma vez a cada duas semanas.
Mini Cacto
Velho amigo da decoração para ambientes fechados e pequenos, o Mini Cacto tem todas as vantagens de uma planta que raramente precisa de água. E você precisa regá-lo apenas uma vez por semana.
Lírio da Paz
Esta é uma planta de médio porte que decora muito bem ambientes pequenos. É sofisticado e pede uma média de 3 irrigações semanais. Você só precisa ter muito cuidado com crianças e cachorros, pois ela é tóxica.
Costela de Adão
Planta charmosa e fácil de cuidar. Ela pode ficar tanto em um ambiente com muita luz como também na meia-sombra. O ideal é sempre manter a terra úmida e borrifar água periodicamente.