Pense só num grande encontro, aquele de parar tudo para apreciar a qualidade de dois gigantes: O sempre ícone da música brasileira Milton Nascimento e a encantadora cantora de jazz Esperanza Spalding estrearam um vídeo, na madrugada desta quarta-feira (7), para a série Tiny Desk, da NPR Music. São um pouco mais de 20 minutos, no qual os dois talentos entregam um deleite em forma de tracklist, com faixas como “Cais”, do emblemático disco “Clube da Esquina”, de 1972, e “Outubro”, do disco “Travessia”, de 1967, até covers de outros artistas.
Além de Milton e Esperanza, a produção conta, ainda, com a participação de outros músicos, como a cantora Maria Gadú e o britânico Shabaka Hutchings, na flauta. Gravado na mansão do músico no Rio de Janeiro, este é um dos únicos vídeos feito fora do escritório apertadinho e bastante conhecido desta série de vídeos.
Já aposentado, Bituca não tem viajado para fora do país, mas para uma visita dessas, era mais que merecido! Grande momento!
Em tempo: vale lembrar que Milton e Esperanza vão estrear, nesta sexta-feira (9), um disco em conjunto, gravado mesmo depois da turnê de despedida de Bituca, que rodou o Brasil em 2023. O projeto se chama “Milton + Esperanza”. A dupla reunirá cinco canções do artista brasileiro, quatro composições de sua parceira norte-americana e uma seleção de releituras. Estão previstas canções de Michael Jackson, Wayne Shorter e Beatles, além das participações especiais de nomes como Lianne La Havas, Tim Bernardes, Shabaka Hutchings e Maria Gadú.
E para você que não a conhece (e deveria conhecer mais!), Esperanza Spalding é hoje um dos nomes mais prolíficos do jazz nos EUA. Com 39 anos, ela venceu um Grammy pelo disco “Songwritings apothecary Lab” (2021) – o segundo de sua trajetória, uma vez que dois anos antes já tinha levado a melhor na mesma disputa por “Little Spells”.