Após sete anos de espera, uma das maiores bandas do cenário rock mundial lançou hoje (27) seu primeiro disco de inéditas. Conhecidos como um exponente do grunge, o Pearl Jam disponibilizou nas plataformas de streaming o álbum Gigaton.
Nos primeiros singles já apresentados, “Dance to Clairvoyants” e “Superblood Wolfmoon”, a banda já mostrava o tom do novo disco. As canções mostram um amadurecimento na sonoridade e também muita experimentação.
Diferente de outros grupos de rock que sobrevivem relembrando sucessos do passado, o Pearl Jam sempre parece crescer junto com o público e este é mais um exemplo disso. Eddie Vedder e sua trupe se mostram muito próximos das questões atuais. Sob tom de protesto, as canções deste novo disco falam sobre sustentabilidade e muitas críticas ao cenário político da atualidade.
Mesmo assim temos momentos de calmaria em faixas como “Alright” e “Comes Then Goes”, composições afiadas, mas sem perder a ternura. Mensagens de esperança em meio ao caos também fazem parte das composições, como na faixa “Who Ever Said”.
É perceptível neste 11º disco da carreira que tanto Eddie quanto Matt Cameron (bateria), Jeff Ament (baixo), Mike McCready (guitarra) e Stone Gossard (guitarra), não deixam a fogueira do grunge queimar por completo. Eles ainda têm muita energia e música boa para nos presentear por aqui. Vale a pena ouvir o álbum completo.
Ouça Gigaton: