A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) fará a abertura da temporada artística 2021 no dia 8 de maio. Em função da pandemia de Covid-19, os primeiros concertos ocorrerão com grupos de câmara, levando um número reduzido de instrumentistas à Sala de Concertos da Casa da Ospa, e serão transmitidos ao vivo, sempre aos sábados, às 17h, pelo canal da orquestra no YouTube. Ainda não há previsão de retorno do público presencial.
Para marcar a abertura da temporada, o maestro Evandro Matté convida o público para um bate-papo nesta segunda-feira (3/5), às 19h, no perfil da Ospa no Instagram. O regente e diretor artístico da orquestra conversa com a pianista Olinda Allessandrini sobre o concerto de 8 de maio e também traz novidades sobre o Complexo Casa da Ospa.
A estreia da temporada em 8 de maio, às 17h, traz um repertório de compositores franceses. O concerto começa com Ballade, de Eugène Bozza (1905-1991), e À la manière de Schumann, de Jean Michel-Defaye (1932-). As peças serão executadas em dueto, pelo trombonista da Ospa José Milton Vieira e pelo pianista convidado Paulo Bergmann.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura (Sedac). Os concertos da temporada 2021 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Apoiadores da temporada artística: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação Ospa e Fundação Cultural Pablo Komlós.