Muitas vezes vemos músicos, cantores e bandas que dão verdadeiras aulas no palco e cujas canções ensinam muito sobre a vida e os sentimentos. Mas alguns nomes realmente experimentaram a vida de professores e estiveram nas salas de escolas, cursos e universidades antes do sucesso no mundo da música. Nesse dia 15 de outubro, Dia do Professor, homenageamos essa profissão tão importante lembrando dos astros que representaram a profissão:
Renato Russo – O eterno vocalista da Legião Urbana estava procurando o sucesso na banda Aborto Elétrico e como trovador solitário e aproveitou sua facilidade com o inglês para ganhar a vida até o sucesso chegar. Quando chegou a Brasília, ainda adolescente, se formou na Cultura Inglesa e ganhou uma vaga na escola, lecionando por lá, enquanto dividia seu tempo como locutor na rádio Planalto FM.
Sting – Grande nome do rock, pop e jazz ainda era conhecido como Gordon Sumner e tocava apenas em bandas aos finais de semana. Entre 1974 e 1976, para garantir o aluguel, Sting ensinava inglês básico na St. Paul’s First School, na cidade de Cramlington, Inglaterra. Pouco tempo depois foi ensinar a fazer clássicos pop ao lado de Andy Summers e Stewart Coppeland no The Police.
Adriana Calcanhotto – A cantora gaúcha também foi professora, mas já com foco musical. Adriana foi convidada pela Universidade de Coimbra, em Portugal, para lecionar o curso “Como Escrever Canções”, entre 2019 e 2020. Segundo ela, suas aulas motivavam os alunos a encontrar um motivo a escrever suas faixas, mesmo sem dominar nenhum instrumento.
Brian May – Sim, quase todo mundo sabe que Mr. May é astrofísico além de guitarrista do Queen. Com o sucesso na música, ele abandonou o doutorado em Física na década de 70 e retomou em 2006 e, como parte de seus estudos, lecionou matemática e ciências para alunos do Stockwell Manor, uma escola no centro de Londres. Imagina ter a chance de ter aula com esse mestre?
Criolo – O cantor paulista sempre foi ligado nas causas sociais e ficou por 12 anos lecionando aulas de artes para menores carentes antes de ganhar o sucesso na música. O autor de “Não Existe Amor em SP” não gosta de se promover em cima desse lado professor, por achar que as pessoas achem que ele está se aproveitando para ganhar pontos com os fãs. Mas isso se encaixa perfeitamente no estilo de Criolo.
Sheryl Crow – Sempre dedicada ao mundo da música, Sheryl Crow fez bacharelado em Música na Universidade de Missouri, no anos 80, e ficou alguns semestres dando aulas de música na escola primária Kellison, em Fenton, sua cidade natal. Depois começou a gravar comerciais e a ser backing vocal para Michael Jackson e Stevie Wonder até ganhar seu espaço com seu trabalho autoral.