Uma juíza federal em Los Angeles decidiu que a cantora Mariah Carey não plagiou seu grande sucesso natalino, “All I Want for Christmas Is You”, descartando assim as alegações feitas pelos compositores Andy Stone (conhecido como Vince Vance) e Troy Powers. A juíza Mónica Ramírez Almadani concedeu o pedido de julgamento sumário feito por Carey na última quarta-feira (19), evitando que o caso fosse levado a julgamento. Carey e seu coautor Walter Afanasieff receberam uma vitória judicial definitiva.
Em 2023, Andy Stone, compositor de Louisiana, e Troy Powers, do Tennessee, abriram um processo pedindo US$ 20 milhões, acusando Carey e Afanasieff de violarem o direito autoral da sua música country de 1989, também intitulada “All I Want for Christmas Is You”. O advogado dos autores, Gerard P. Fox, afirmou estar “desapontado” com a decisão e indicou uma possível apelação.
Segundo os autores, ambas as canções têm uma estrutura linguística única, centrada em alguém desiludido com presentes caros que só deseja passar o Natal com a pessoa amada. Eles alegaram uma “probabilidade esmagadora” de que Carey e Afanasieff tivessem conhecimento de sua música, que chegou à 31ª posição na parada country da Billboard.
Além disso, Ramírez Almadani determinou sanções contra os autores e seus advogados, descrevendo a ação judicial como frívola e indicando que faltou esforço razoável para comprovar as alegações. Ela ainda decidiu que os reclamantes deverão arcar com parte dos honorários advocatícios da defesa. A magistrada concordou com especialistas da defesa, afirmando que as letras de ambas as músicas utilizavam clichês comuns das canções natalinas que já existiam antes das duas composições. A decisão concluiu que os autores não apresentaram evidências suficientes para demonstrar uma similaridade substancial entre as canções.