Uma segunda sessão realizada por vereadores na Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta sexta (26), a concessão do título de cidadã honorária à Madonna. No próximo dia 4 de maio, ela se apresenta no país encerrando a turnê “Celebration”, um marco em seus 40 anos de carreira.
O projeto de decreto legislativo foi proposto por Cesar Maia e Carlo Caiado, ambos do PSD. Esse tipo de comenda, isto é, espécie de honraria, é normalmente entregue a pessoas que não nasceram na referida cidade, mas que de alguma maneira desempenharam atividades ou projetos importantes para o desenvolvimento local. O show de Madonna, como o jornal O Globo revelou dias antes, deve movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia local, para além de seu longevo impacto cultural.
“A popstar é conhecida por sua contínua reinvenção e versatilidade na produção musical, composição e apresentação visual de sua obra, ultrapassando os limites da expressão artística na música comercial e permanecendo completamente no comando de todos os aspectos de sua carreira”, diz um trecho da justificativa do projeto. “Suas obras, que incorporam temas sociais, políticos, sexuais e religiosos, geraram aclamação e controvérsia da crítica e do público. Ela é frequentemente citada como uma influência para outros artistas na concepção e produção de suas artes”, prossegue.
Ainda não se sabe se Madonna abrirá espaço na agenda para receber o título, que poderia ser entregue em qualquer lugar, até mesmo no hotel Copacabana Palace, onde ficará hospedada, ou em seu camarim, montado nas areias da referida praia. Também foi informado que ela deve chegar ao país na segunda-feira (29). Ontem, ela encerrou uma bem-sucedida temporada de apresentações no México.