Madonna está na iminência de se tornar carioca. O vereador e ex-prefeito do Rio Cesar Maia emitiu um projeto de decreto legislativo no dia 5 de abril para conceder à cantora o título de Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro, a ser votado pelos colegas da Câmara Municipal do local.
Em seu texto, Maia diz que Madonna é a artista feminina mais bem-sucedida de todos os tempos. Ainda, cita que “seu impacto transcende a música e o entretenimento, influenciando também questões sociais e políticas ao redor do mundo. […] Suas obras, que incorporam temas sociais, políticos, sexuais e religiosos, geraram aclamação e controvérsia da crítica e do público.”
Como principal justificativa para a atribuição do título, o ex-prefeito abordou o show da cantora no Rio de Janeiro no dia 4 de maio. Além de contribuir para o crescimento econômico, cultural e turístico da cidade, é “uma oportunidade única para celebrar uma das maiores artistas de todos os tempos.”
“Acrescentando à espetacular biografia da artista, que elegeu a nossa Cidade Maravilhosa para fazer a única apresentação na América do Sul do Show que comemora seus 40 anos de carreira, sugerimos o presente Título de Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro à Madonna Louise Veronica Ciccone.”, conclui o vereador, em seu pleito.
O ato tem como objetivo fortalecer ainda mais o vínculo da Rainha do Pop com a cidade carioca, e pode ser traduzido como a constatação da cultura como ferramenta de transformação e a reafirmação do Rio como uma cidade global, que valoriza a arte e a inovação.
Além de Madonna, o piloto da F1 Lewis Hamilton recebeu o título de Cidadão Honorário brasileiro, em 2022.