Força, Lewis! Nesta terça-feira (27), o super Lewis Capaldi anunciou via redes sociais uma pausa prolongada na turnê para inciar um tratamento que busca controlar os sintomas da Síndrome de Tourette, da qual é portador. Ele tornou público o diagnóstico em setembro do ano passado e, desde então, o cantor tem enfrentado dificuldades durante as apresentações, sem deixar de ter a ajuda dos fãs quando as crises se manifestavam no palco.
No início do mês, Capaldi já havia anunciado uma pausa de três semanas por esse mesmo motivo. No sábado passado (24), o cantor retornou aos palcos e fez sua última performance no Festival de Glastonbury, no Reino Unido. Apesar de emocionante, Lewis não escapou a sentir os sintomas da sindrome durante a apresentação e, como já tem seguidamente viralizado, contou com o apoio do público para cantar suas músicas.
No anuncio desta terça, Capaldi mencionou que imaginava que a pausa de três semanas ajudaria, mas a realidade foi bem mais cruel, sobretudo durante o festival. “A verdade é que ainda estou aprendendo a lidar com o impacto da minha síndrome, e ficou claro no sábado que preciso dedicar muito mais tempo para cuidar da minha saúde mental e física, a fim de continuar fazendo o que amo por um longo tempo.
E ele continua, determinado no objetivo que tem no tratamento “Preciso me sentir bem para ter um desempenho no padrão que vocês merecem. Tocar para vocês todas as noites é tudo que eu sempre sonhei, então esta foi a decisão mais difícil da minha vida. Voltarei assim que possível”, disse. Capaldi também pediu desculpas aos fãs que iriam aos shows da turnê, que incluía shows na Europa, Austrália, parte da Ásia, Reino Unido e Oriente Médio.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, o cantor está recebendo um tratamento com injeções para controlar os espasmos involuntários característicos da Tourette. Esta síndrome é uma doença que afeta os músculos do corpo e caracterizada por múltiplos tiques e ações comportamentais involuntárias. No mundo da música, a fantástica Billie Elilsh também sobre com o transtorno.
No final de maio, Capaldi lançou o segundo disco na carreira, que estreou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. “Broken By Desire To Be Heavenly Sent” é uma obra que traz versos calmos e melodias pop que conquistaram o mundo, além do documentário sobre os bastidores da carreira lançado via Netflix em março deste ano: “How I’m Feeling Now“.