Dia 6 de junho é o Dia do Tetris, quando se comemora o lançamento do game que foi por muitos anos o mais baixado e vendido do mundo. Tão fascinante quanto o desafio de encaixar as peças e não deixar as linhas tomarem conta da tela é a história da criação do game. Com 39 anos de vida, criado pelo programador Alexey Pajitnov em 6 de junho de 1984, na antiga União Soviética.
Por anos houve uma briga pelos direitos do game, já que o criador não via a cor do dinheiro arrecadado, que ia direto pros cofres do governo comunista. Considerado um dos primeiros jogos “viciantes” lançados, teve sua história contada num filme lançado pela Apple TV nesse ano, confira o trailer:
Curiosidades do game:
O nome “tetris” deriva do prefixo grego “tetra” (já que todos os blocos do jogo são formados por quatro segmentos) e tênis, o esporte favorito de Pajitnov.
O jogo é baseado em um quebra-cabeça muito popular no século 19. O “Pentominoes” tinha peças de cinco segmentos, mudados para quatro para facilitar a programação e encaixe.
Mesmo com toda a evolução da tecnologia no mundo dos games, em 2007 o Tetris conquistou o segundo lugar na lista de maiores jogos de videogame de todos os tempos segundo o site IGN, perdendo apenas para Super Mario World!
Korobeiniki é a música que inspira os jogadores durante o Tetris. É uma canção folk criada em 1861 e que ficou muito conhecida na Rússia se tornando uma música folclórica no país.
Existe um fim para o game que acontece depois de 150 sequencias jogadas, mas que é quase impossível de chegar pelo aumento da dificuldade a cada fase.
Em 2012 o estilista inglês Paul Smith lançou sua coleção outono/inverno inspirada no Tetris, com formas geométricas e cubos de Tetris.