O Brasil vive, nos últimos dias, a maior catástrofe ambiental de sua história com as inundações que deixam parte significativa do Rio Grande do Sul embaixo d’água. E além de entidades e da população civil, estrelas do pop internacional repetem os apelos que já tem vindo da musica nacional e também tem se mobilizado em busca de doações.
Nesta terça-feira (7), a cantora Katy Perry, que se apresenta no país em setembro como parte da programação do Rock In Rio, usou seu perfil no Instagram para compartilhar um post da top model Gisele Bündchen em que não apenas relata a situação, como também ensina a fazer donativos morando no exterior. Também a atriz Viola Davis, que tem estreitado laços com o país nos últimos anos, também compartilhou um vídeo em que é possível ver a situação de estradas ao longo do estado – situação que dificulta os resgates, mas também revela um cenário de devastação total. Ela pediu orações.
O ex-One Direction Louis Tomlinson, que passará em breve pelo Brasil em turnê, foi outro nome que prestou solidariedade à tragédia, em inglês e português. “Estou enviando todo o meu amor às milhares de pessoas que foram afetadas pelas enchentes históricas recentes”, escreveu. Ele se mobilizou em parceria com a produtora MOVE Concerts a fim de criar três pontos de coleta. Equipes no Rio de Janeiro, São Paulo e em Curitiba, cidades que devem recebê-lo em , ficarão responsáveis por recolher itens de extrema necessidade como alimentos não perecíveis, roupas (em bom estado ou novas) e comidas para cães, gatos e outros animais de estimação.
Entre as manifestações ainda, também o Guns N’ Roses se solidarizou com o público brasileiro – um dos mais fiéis entre os seus fãs – e fez um post pedindo ajuda para o RS. A banda se manifestou através de sua conta oficial no Instagram neste domingo (5) para prestar solidariedade e divulgar canais de atendimento para a população.
Na publicação que você confere ao final da matéria, a banda liderada por Axl Rose disse: Estamos pensando em todos no Rio Grande do Sul conforme enchentes históricas atingem o sul do Brasil. […] Doações podem ser enviadas ao Light Alliance Emergency Fund em parceria com [o perfil] @brazilfound. Tudo que for enviado será alocado aos afetados.
O grupo também relatou dados impactantes sobre o desastre, explicando, por exemplo, que foram 317 municípios afetados, com cerca de 13 mil pessoas sendo alocadas para abrigos, mais de 69 mil ficando desabrigadas e mais de 510 mil afetados. Vale lembrar que o Guns se apresentou quatro vezes em Porto Alegre. A primeira vez aconteceu em 2010 e o grupo retornou ao estado também em 2014, 2016 e 2022.