Mais um feito histórico para o “men in black“. Johnny Cash se tornou o primeiro músico a receber uma estátua no Capitólio, sede do congresso dos EUA. A criação de Kevin Kresse foi apresentada no National Statuary Hall em Washington, DC, com comentários da filha do cantor, Rosanne Cash, durante a cerimônia de inauguração na manhã desta terça-feira, 24 de setembro.
“Palavras não chegam perto de expressar nosso orgulho de ver meu pai receber um privilégio tão singular, o primeiro músico da história a ser incluído no National Statuary Hall Collection”, disse Rosanne, acompanhada por mais de uma centena de familiares e amigos próximos. “Sou muito cuidadosa para não colocar palavras em sua boca desde sua morte, mas neste dia, posso dizer com segurança que ele sentiria que, de todas as muitas honrarias e elogios que recebeu em sua vida, esta é a máxima.”
O cartaz na estátua descreve Johnny Cash como um “cantor, compositor, artista e humanitário”. Cash era um defensor apaixonado da reforma prisional — em 1972, ele visitou Washington, DC, para fazer um apelo direto por mudanças ao Senado dos EUA. “Ele amava a ideia da América como um lugar de sonhos e refúgio, liberdade e maravilhas… Ele era um homem falho, mas profundamente humilde, gentil e compassivo, com uma generosidade de espírito magnífica para amar aqueles que sofriam”, disse sua filha em seus comentários.
“Johnny Cash é a pessoa perfeita para ser homenageada dessa forma”, acrescentou o presidente da Câmara, Mike Johnson. “Ele foi um homem que incorporou o espírito americano de uma forma que poucos conseguiram.” Também presentes para testemunhar a chegada da escultura de bronze de oito pés estavam o líder da minoria Hakeem Jeffries e a governadora do estado do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders.