Um dos grandes do mundo dos quadrinhos morreu nessa semana. John Romita Sr. faleceu na última segunda-feira e teve a notícia divulgada pelo seu filho, o também desenhista John Romita Jr. O pai, aos 93 anos, foi um dos gigantes da Marvel e ajudou a desenvolver personagens icônicos das HQs como Mary Jane Watson, Rei do Crime e Wolverine.
John Romita foi um dos pilares dos anos de ouro da Marvel, junto com Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko e ajudou a popularizar personagens como Homem-Aranha e Demolidor. Algumas das poses e uniformes que conhecemos hoje dos principais nomes da Casa das Ideias vieram do lápis de Romita.
Ele também foi responsável pelo traço inicial de personagens como Rei do Crime, Mary Jane Watson, Wolverine e Luke Cage. Sua qualidade fez com que a Marvel lhe promovesse a editor de arte e por anos ele fazia a finalização dos gibis e desenhava algumas capas especiais, como a do casamento do Homem-Aranha. Em 1996 ele deixou a editora numa espécie de aposentadoria, fazendo trabalhos esporádicos e até contribuindo para a DC, a rival da Marvel.
Ele influenciou a carreira do filho, que também virou um mestre do desenho de heróis e publicou uma mensagem para o pai:
“Ele é uma lenda, e seria minha honra seguir os passos dele. Por favor, mantenha os seus pensamentos e condolências por aqui, em respeito a minha família. Ele foi o homem mais incrível que já conheci.”
Romita Sr. deixa a esposa, Virgina Bruno, com quem se casou em 1952, e dois filhos.