Que coisa boa seria se aquele bichinho que vive com a gente pudesse nos responder, né? Quanta coisa conversamos sem querer com nossos pets! Pois o Fluent Pet, ou tabuleiro interativo, é um painel que, com treino e dedicação, possibilita “conversar” com o animal. O equipamento foi criado em 2020 e acabou viralizando nas redes sociais com os vídeos da cachorrinha Bunny, uma pet que já decorou mais de 90 palavras.
Bunny é uma mistura de cão pastor com poodle e tem dois anos, mas é mais inteligente do que qualquer outro cachorro da mesma faixa etária. A tutora, Alexis Devine, contou, em uma entrevista a um jornal estadunidense, que decidiu testar o método de conversa com Bunny após ver vídeos de uma fonoaudióloga que estava ensinando à sua cadela algumas palavras em inglês por meio desse painel.
A tutora então decidiu treinar Bunny para conversar com ela pelo painel de botões. Ao longo desses dois anos, ela compartilhou nas redes sociais alguns dos diálogos entre ela e a pet. Com mais de sete milhões de seguidores nas mídias, a dupla trouxe um novo debate: os cachorros realmente conseguem se comunicar dessa maneira com as pessoas?
Para alguns veterinários e especialistas é possível, sim, “conversar” com os animais dessa maneira. É importante treinar e condicionar o animal para as palavras que fazem sentido para eles. Mas eles também destacam que é necessário perceber se o pet aperta os botões apenas para ganhar atenção e dar uma de “espertinho” com o tutor.
Da mesma forma, adestradores também destacam que é importante cuidar com esses brinquedos e aparelhos eletrônicos, pois os pets podem ficar muito ansiosos com eles. Por exemplo, se em alguma situação o animal não tem o tabuleiro ao seu alcance, pode desenvolver algum problema de comportamento.
O pet e os tutores não devem ficar dependentes do painel. Além disso, é importante compreender o tempo do pet. Afinal, existem raças que são predispostas a aprender mais rápido e outras, não. Eduque o cão de maneira que eles saibam identificar palavras e comandos, porém, que não seja de forma robotizada. A intenção do brinquedo é facilitar o dia a dia deles.
Uma das melhores formas de usar o painel é ensinando um comportamento para o cão. Ou seja, ele aprende que no momento em que aperta o botão, compreende que vai ativar tal comportamento. A partir disso, ensine o pet a apertar os botões (com uma gravação do tutor falando um comando), e ao usar o painel, algo acontece, como por exemplo, ganhar um petisco ou atenção. Demais, né?
Você pode saber mais sobre esta tecnologia no site oficial da Fluent Pet.
Participe da promoção Pet Lover’s da União FM. Até o dia 09 de Julho, poste uma foto do seu pet com uma roupinha e marque a hashtag #petloversuniaofm. Um patrocínio de Seven Cats, Seven Dog, Fórmula Bichos e Cão Feliz.