Hollywood Bowl: Show histórico de Jimi Hendrix em 1967 ganha versão em CD e outras mídias

A Experience Hendrix, em parceria com a Legacy Recordings (divisão da Sony Music Entertainment), está lançando o “Jimi Hendrix Experience: Hollywood Bowl, 18 August 1967” em vinil, CD e todas as plataformas digitais, com lançamento para 10 de novembro. Essa apresentação ao vivo, capturada apenas cinco dias antes do lançamento americano de “Are You Experienced”, a estreia de seu álbum, é notável por ser uma das últimas vezes que a banda se apresentou diante de uma plateia como musicos “relativamente desconhecidos”.

Tendo já conquistado a base da banda no Reino Unido, bem como a Europa Continental nos dez meses anteriores, a grande maioria dos mais de 17 mil presentes no concerto de Los Angeles estava lá para ver a atração principal The Mamas & The Papas e ficou surpresa com a musicalidade eletrizante e a habilidade de palco de Jimi Hendrix. Surpreendentemente, nem um único segundo desta gravação única ao vivo e de duas faixas foi lançado antes, seja por canais oficiais ou de outra forma.

A The Jimi Hendrix Experience incendiou com originais como “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary” e os clássicos à época ainda não lançados “Foxy Lady” e “Fire”, bem como sua própria reinterpretação de favoritos dos Beatles (“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”), Howlin’ Wolf (“Killing Floor”), Bob Dylan (“Like a Rolling Stone”), The Troggs (“Wild Thing”) e Muddy Waters (“Catfish Blues”).

Brian Ray, guitarrista de longa data de Paul McCartney e Etta James, estava entre os membros da plateia fascinados pelo que testemunharam. “Eles nunca tinham ouvido falar de Jimi Hendrix. Eu nunca tinha ouvido falar de Jimi Hendrix, e ele não poderia ser mais oposto de The Mamas & The Papas como ato. Aí vem esse cara, começa a fazer solos de guitarra, e é alto, mas é musical, era de tirar o fôlego. Era meio que todas as características humanas, tudo de uma vez só em uma banda saindo deste cara. Eu não diria que a resposta da plateia foi exatamente a mesma que a resposta que eu estava tendo. Minha irmã e eu estávamos enlouquecendo, e a plateia estava tipo [aplausos suaves]. Eles estavam tentando entender.”

O mestre Hendrix morreu em 18 de setembro de 1970, num misto de overdose e controvérsias.

Ver mais novidades