O ano é 2023 e a afirmação inimaginável é que os Beatles acabam de lançar uma música inédita! Sim, você leu direito e, se leu esta frase com espanto, você faz parte de uma geração que viu o quarteto de Liverpool lançar uma faixa inédita mesmo 53 anos depois do fim oficial da legenda que mudou a música, elevou a régua das estatísticas e ditou o mundo Pop como jamais visto.
“Now and Then” é, de fato, a última canção da banda britânica e conta com a participação de todos os quatro músicos: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Além disso, foi divulgado um curta metragem de 12 minutos sobre os bastidores do lançamento, com a direção do laureado Peter Jackson, que participou do processo de recuperação e mixagem da faixa.
A canção foi escrita e interpretada por Lennon no piano, no final dos anos 1970. O eterno Beatle gravou uma demo no próprio apartamento, no edifício Dakota em Nova York. A fita chegou às mãos dos outros integrantes quase 15 anos após a morte do vocalista. Em 1994, a viúva de John, Yoko Ono, repassou a gravação para que fizesse parte do lançamento do álbum The Beatles Anthology, como seriam feitas com “Real Love” e “Free As a Bird“.
Porém, a música não pôde ser utilizada na versão final por não existir uma tecnologia que conseguisse separar a voz de Lennon do piano, para que fossem mixadas separadamente. Apesar de não ter sido lançada na ocasião, a música recebeu arranjos de guitarra e violão gravados por Harrison em 1995, seis anos antes de sua morte após uma longa batalha contra um câncer.
E agora, tanto tempo depois, a canção reaparece devidamente mixada e recuperada com o máximo da tecnologia e sem nenhuma intervenção vocal ou de IA neste quesito. Quem está aqui hoje presencia algo que muitos mais antigos sonhavam em ver: uma música nova dos Beatles sendo lançada. A história está escrita.
Tire um tempinho do seu dia e ouça, mas ouça mesmo e com a mente livre. E abaixo, o minidocumentário sobre o processo de produção da faixa. Vai valer a pena, garantimos!