HBO comemora 25 anos de Família Soprano com especial

Uma das séries mais comentadas da história chega aos 25 anos. Nesse dia 10 de janeiro Família Soprano completa bodas de prata e a HBO vai apresentar os principais episódios da série criada por David Chase. O canal pago HBO Signature vai pinçar os episódios mais comentados e que levaram a premiação no Emmy durante todo o dia.

Realmente é justificável. Foram seis temporadas entre 1999 e 2007 com a presença incrível de Tony Soprano (James Gandolfini), seus negócios da máfia e sua família cheia de problemas e nuances. A partir de um ataque de pânico, Tony procura ajuda psicológica e daí começa uma série de acontecimentos misturando violência e humor que marcaram a história da televisão.

Assim como séries como Twin Peaks, Breaking Bad e Lost, Família Soprano marcou com seu estilo e influenciou diversas séries dos anos 2000 em diante, como “The Wire” e “True Detective”, buscando a crueza e personagens mais reais. Foram 84 episódios cheios de análises psicológicas, paixões, traições e muitas emboscadas. A série está completa no streming HBO Max. Pena que com a morte prematura de James Gandolfini, que sofreu em ataque cardíaco em 2013, aos 51 anos, acabou com as chances de expandir a série.

Confira algumas curiosidades dos Sopranos:

★ Antes de David Chase desenvolver a história de Tony Soprano e sua família para a televisão, ele apresentou a ideia como um filme. De acordo com Chase, seu representante o convenceu a considerar a televisão pela primeira vez.

★ David Chase inicialmente planejava que Tony Soprano matasse sua mãe, Livia, no final da primeira temporada. No entanto, a atriz que interpretava Livia, Nancy Marchand, estava doente de câncer e pediu a Chase que a mantivesse trabalhando. Como resultado, a trama original foi ajustada, evitando a morte planejada da matriarca.

★ Em uma entrevista de 2006 para a Rolling Stone, David Chase revelou que sua terapeuta, Lorraine Kaufman, inspirou a personagem Dra. Melfi na série. Kaufman não apenas foi informada de sua influência, mas também contribuiu para o desenvolvimento psicológico dos personagens.

★ David Chase e os produtores de FAMÍLIA SOPRANO trabalharam com o consultor Dan Castleman para entender como a máfia real ganhava dinheiro. Segundo Castleman, o patrimônio líquido de Tony Soprano variava de 5 a 6 milhões de dólares devido aos seus hábitos de jogo.

★ O elenco de FAMÍLIA SOPRANO e do filme OS BONS COMPANHEIROS (também conhecido como “Goodfellas”) de 1990 compartilharam 27 atores, incluindo nomes como Lorraine Bracco, Frank Vincent, Michael Imperioli, entre outros. Essa conexão entre as duas obras refletiu a tendência de manter a colaboração em família em projetos relacionados à máfia.

★ Ao longo de seus oito anos no ar, a série acumulou mais de 300 indicações e ganhou mais de 100 prêmios, incluindo Golden Globes®, Prêmios Emmy® e Prêmios Peabody. Reconhecimentos de entidades como o Writers Guild of America, TV Guide e a revista Rolling Stone a consagraram como a melhor série de televisão da história.

Ver mais novidades