“Got Back” no Brasil: Histórias recentes para inspirar fãs e aguardar surpresas de Paul McCartney

Então, Macca está entre nós outra vez. O ex-beatle parece que gostou de bater a porta do Brasil para apresentações épicas, e não é novidade que em cada show de qualquer turnê que faça sempre surja uma história daquelas de abrir um sorriso involuntário. Coisas de Paul, como sempre.

Despojado, sorridente até no mais simples encontro com fãs e tendo como única extravagancia as 25 toalhas pretas e um chef vegano em cada parada, Paul McCartney conhece bem o jeito de cada admirador pelo mundo. E por aqui, onde para desde 1990 – quando tornou-se o primeiro beatle a cantar em nossas plagas – também deixou um rastro de grandes momentos vividos por quem esteve diante dele, seja um registro para a imprensa ou uma memória mais pessoal.

E a turnê “Got Back” já andou deixando no ar momentos memoráveis e sonhos por se realizar na chegada do trem de Paul. Duas delas, em particular, andaram circulando pela imprensa especializada já deixando claro que, se tudo correr bem, seja em São Paulo ou Florianópolis, podemos ter agradáveis surpresas que vão além das tentativas animadas do britânico enrolar no português.

Vamos ver duas delas! Confira abaixo:


Casal chileno fica noivo no palco durante apresentação de Paul no Chile

Em um momento emocionante durante o HotSound, passagem de som que Paul McCartney fez antes de seu show esgotado no Estádio Monumental em Santiago (Chile), o ícone da música ajudou um casal chileno a ficar noivo no palco.

Yamil Álamo e Leonora Pereira, vestidos como versões dos anos 1970 de Paul e da saudosa Linda McCartney, estava segurando uma faixa que dizia “Paul: Dê-nos um aperto de mão e nos casaremos”. Macca então convidou o casal para subir ao palco e, na frente do artista, Yamil se ajoelhou e pediu sua namorada de seis anos, Leonora, em casamento.

“Este foi um momento muito especial para nós porque por muitos anos tentamos conhecê-lo e hoje é o dia! Não tenho palavras para descrever a experiência“, disse Yamil. O casal, que é da cidade de La Serena, a 400 km de Santiago, planeja se casar com a trilha sonora do clássico de McCartney “Maybe I’m Amazed”.

O que o amor não faz? E bom gosto do Yamil na escolha do som. Puro romance “made in Macca


No Brasil, cover mirim de Paul McCartney tenta há 5 anos conhecer ídolo

Em março de 2018, aos 6 anos de idade, durante uma apresentação escolar de dia das mães, Gustavo Saldanha ouviu pela primeira vez uma música dos Beatles, desde então passou a conhecer a banda cada vez mais, especialmente Paul McCartney, de quem se tornou fã. Inspirado pelo ídolo, o pequeno paulistano desenvolveu uma forte paixão pela música, começando então a cantar e aprendendo a tocar vários instrumentos, como guitarra, baixo, violão, ukulele, bateria e teclado.

A inspiração foi tão grande que, apesar de Gustavo ser destro, aprendeu tocar como canhoto para se parecer ainda mais com o ídolo. Com o apoio da família, o pequeno começou a realizar covers de McCartney tanto nos Beatles como também na carreira solo, se tornando a única criança em todo o mundo a realizar um tributo completo ao ídolo. Com vídeos seus cantando, foi selecionado e premiado na categoria música na “Global Child Prodigy Awards”, em 2022.

“Qualquer oportunidade que ele tivesse e no tempo livre dele queria aprender mais músicas do quarteto. Desde então, seu amor à carreira solo do Paul cresceu ainda mais e hoje em dia toca e canta grande parte das músicas dele pós Beatles, na carreira solo. Um de seus hobbys atuais é fazer ‘shows’ em casa, como se estivesse cantando com o ídolo, além de se vestir também como ele atualmente”, conta Luciane Saldanha, mãe de Gustavo.

Mas ainda faltava uma coisa: conhecer o grande ídolo. A família de Gustavo sempre publicou seus covers nas redes sociais e marcaram perfis ligados ao cantor, na esperança de chegar a Paul McCartney e acabou, quase que indiretamente, chamando a atenção de vários famosos internacionais: o cantor norte-americano James Taylor é um exemplo, o repostando-o. A mesma reação ocorreu em dois perfis ligados a ex-beatles: o perfil oficial do ex-Beatle George Harrison e a participação no vídeo de aniversário de Ringo Starr.

No entanto, o mais perto que Gustavo chegou de Macca, por hora, foi ser elogiado e também seguido na rede social por Brian Ray, atual guitarrista da banda de apoio de Paul. Mas apesar de todos os esforços, ainda não conseguiu chegar ao ídolo. No show de 2018 que o astro realizou no Brasil, Gustavo, à época com 5 anos, não pôde entrar no show. Em 2019, foi a dois shows de Paul McCartney em Las Vegas, mas a segurança do evento não permitia acesso a ele.

“Como não estávamos na pista, mas sim nos assentos do estádio, o Gustavo praticamente não teve chances de ser visto/notado caracterizado e cantando junto, pois não havia câmeras naquele setor”, conta Luciane que também tentou realizar o encontro do filho com o astro em seus shows no Brasil em 2023, sem sucesso.

Gustavo novamente está tentando conhecê-lo e continua realizando os covers do artista e postando seus vídeos nas redes sociais. “Esse é o grande sonho do Gustavo e essa pode ser a última chance de realizá-lo ainda na sua infância, além disso, não sabemos quando Paul voltará ao Brasil e nem com que meios podemos realizar o encontro”, conta Luciane, que busca alternativas para realizar o sonho do filho.


Paul McCartney está atualmente na parte sul-americana da “Got Back”. Já tocou em São Paulo no último dia 15 e ainda tem uma data mais na capital paulista (16/10), no Allianz Parque. Depois, o ex-beatle pousa em Florianópolis (SC) para o show do dia 19/10, no Estádio da Ressacada. Uma das novidades dessa turnê é a inclusão da última música inacabada dos Beatles, “Now and Then”, nos shows.

Depois do Brasil, Paul segue para Peru, Costa Rica, Colômbia e México. Na Europa, estão confirmados shows em Paris, Madri, Londres e Manchester.

Ver mais novidades