O Spotify já disponibilizou a Retrospectiva 2023. A retrospectiva mostra os gêneros favoritos, as músicas e artistas mais ouvidos por você, entre outras curiosidades. O Spotify também gera a playlist “Your Top Songs 2023”, com todas as faixas mais escutadas ao longo do seu ano. Ao final, é possível compartilhar no WhatsApp, Instagram (mensagens e stories), Facebook, Twitter, Mensagens (SMS) ou baixar no aparelho.
Como verificar a sua retrospectiva
O recurso está disponível para donos de aparelhos Android e iPhone (iOS) com a versão mais recente do app. Veja abaixo como verificar o seu ano musical:
- no Spotify, toque em “Retrospectiva”, localizado no topo do app;
- depois, vá em “Sua Retrospectiva”;
- pronto! O app exibirá stories com todas as informações do seu ano musical.
Além disso as músicas, álbuns e artistas mais ouvidos ao redor do mundo também foram revelados. Entre as canções, a grande campeã do “Spotify Wrapped” foi Miley Cirus com “Flowers”, lançada por ela ainda em janeiro, é a faixa mais escutada na plataforma ao redor do planeta.
Quem também se destacou foi Taylor Swift, dona da única presença dupla no top 10. A relação também mostra uma pluralidade de origem dos artistas. Metade deles não nasceram nos EUA, caso do nigeriano REMA, com o remix de Calm Down, o inglês Harry Styles (o público esteve longe de se cansar de “As It Was”, a campeão do ano passado), o sul-coreano Jung Kook (Seven feat Latto) os colombianos Bizarrap e Shakira.
Brasil no exterior: Alok e Anitta são os mais ouvidos
De acordo com o Spotify, Alok é o artista brasileiro mais escutado fora do Brasil, seguido de Anitta. A posição dos artistas é resultado da dedicação dos dois ao mercado internacional. Alok, por exemplo, é considerado o 4º maior DJ do mundo, de acordo com a lista construída pela revista inglesa DJ Mag.
Por outro lado, Anitta tem deixado claro o seu foco no mercado internacional. A cantora, que se prepara para a chegada do Funk Generation em 2024, tem marcado presença em diversos eventos internacionais importantes, além de intensificar seu posicionamento na gringa com entrevistas, capas de revistas e participações em programas de televisão.