Um novo documentário que homenageia o a-ha foi anunciado recentemente pelas redes sociais da banda de synthpop norueguesa, que é um dos símbolos da música produzida nos anos 1980. Intitulado a-ha The Movie, o filme narra os 35 anos de carreira do icônico grupo, que atingiu a marca de 50 milhões de discos vendidos com seus dez álbuns de estúdio.
Nascido em Oslo em 1982, o trio é formado pelo guitarrista Paul Waaktaar-Savoy, pela tecladista Magne Furuholmen e pelo vocalista Morten Harken. Seu maior sucesso, “Take On Me”, apareceu em seu primeiro álbum, Hunting High and Low, lançado em outubro de 1985. Desde então, a banda colocou no mercado mais nove álbuns e se prepara para lançar outro em outubro.
“Seus ricos sons de sintetizadores permeiam todo o seu corpo de trabalho, embora eles continuem a ser conhecidos globalmente por seu primeiro grande sucesso”, diz o material de divulgação do documentário, que dará atenção ao sucesso de “Take On Me” e como essa canção os impulsionou a novos patamares, desde seus pobres apartamentos no subúrbio de Londres até o estúdio de Alan Tarney, que os ajudou a polir a música com um riff de sintetizador que se eternizou.
Nesse filme sobre o a-ha, o cineasta norueguês Thomas Robsahm e o codiretor Aslaug Holm apresentam um olhar abrangente para os membros da banda com trechos renderizados em desenhos animados no estilo do videoclipe de “Take On Me”.
a-ha The Movie fez sua estreia em 8 de abril em salas selecionadas na Califórnia e Nova York e, aos poucos, vai sendo mostrado ao redor do mundo. Ainda não há previsão de exibição nos cinemas brasileiros, mas é bom ficar ligado no site do filme para as atualizações (AQUI), porque o a-ha desembarca em julho no Brasil para apresentação de sua turnê Hunting High And Low.