Para quem não sabe, Paul McCartney é um artista completo! Além de ter o dom de cantar, tocar e compor, ele também é um fotógrafo de mão cheia. O Chrysler Museum of Art acabou de definir as datas da exposição de suas fotografias, a qual eles intitularam como “Eyes of the Storm”. A mostra vai acontecer de 5 de dezembro de 2023 a 7 de abril de 2024.
O museu será o primeiro local nos Estados Unidos a sediar essa grande exposição, que contará com 275 fotografias do Beatle. Os registros foram tirados entre novembro de 1963 e fevereiro de 1964, o período em que a Beatlemania decolou no Reino Unido. Além disso, foi nessa mesma temporada em que os Fab Four alcançaram fama global após a sua primeira viagem aos Estados Unidos.
McCartney descreve esta coleção como “os olhos da tempestade”, por documentar cronologicamente as experiência da banda neste momento tão significativo. Redescobertas no arquivo pessoal de McCartney em 2020, a maioria das fotos nunca foram impressas, permaneceram como negativos e folhas de contato por 60 anos.
“O que me impressionou nessas imagens, além de seu óbvio valor histórico, foi a sensibilidade de McCartney para com seus temas”, disse Erik Neil, diretor do Chrysler Museum of Art. “A empatia que está no centro de sua música é igualmente evidente em suas fotografias”.
O estilo de McCartney foi influenciado por fotógrafos que adotaram a arte ‘instantânea’. Isso o levou a desenvolver uma abordagem única e realista, que não busca a perfeição, mas sim a captura espontânea do momento. Elas retratam diferentes ambientes vividos pelo músico, como dirigindo pelas ruas com fãs gritando atrás dele até encontros pessoais dele com os outros membros da banda. Os visitantes da exposição podem testemunhar o início da “invasão britânica” que transformou fundamentalmente a música e a cultura global.