Qual o tamanho do esporte de Blumenau? O que ele merece para justificar uma história de grandes revelações, prateleiras lotadas de troféus e estatísticas que a tornam uma gigante dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC)?
Qualquer um, no seu juízo e conhecimento, pode dar qualquer resposta simples, mas a história esportiva blumenauense merece muito, sobretudo tornar-se ponto capital de grandes reuniões de estrelas das quadras, pistas, gramado, donde for praça esportiva, para reverenciar e fomentar esta trajetória de sucesso sem fim.
Talvez a resposta não viria dos quadros da União FM Blumenau, mas estar presente na comunidade é também fincar a bandeira laranja-e-rosa neste campo, recordando até ela mesma dos áureos tempos do escrete esportivo que ostentava ainda no período de AM. E estar no glorioso Ginásio Sebastião Cruz – o Galegão de tantas conquistas – trazendo consigo alegria, emoção e um time recheado de estrelas do sempre popular e empolgante vôlei só diz uma coisa apenas: foi escrita a história no velho palco, digna do esporte blumenauense.
Todos os refletores acesos mirando cada saque, bloqueio, defesa e cravada ao chão da pelota azul-e-amarela oficial, medalhistas olímpicos dividindo quadra com figuras referenciais do novo momento do vôlei blumenauense, tudo cercado por gritos, animação, brilho no olhar em toda jogada, misto de gratidão e tietagem saudável aos ídolos daqui e de longe. Este foi o universo que tomou conta do Galegão em mais uma escrita memorável naquela quadra, quando a União FM trouxe à Santa Catarina o Jogo das Estrelas, na terceira edição, uma das mais emotivas e vibrantes, pode-se dizer.
Dos detalhes da organização do espetáculo a entrega de uma partida de vôlei digna dos tempos de louros olímpicos e confrontos memoráveis, tudo foi festa, puro esporte, inclusão e a já conhecida solidariedade do blumenauense, que não mediu esforços ao demonstra-la na arrecadação de incríveis 600 Kg de alimentos. A disponibilidade do ingresso solidário foi mero detalhe diante da irrestrita participação de cada um no esforço que juntou, para grande alegria de todos.
“Foi uma alegria receber o Jogo das Estrelas em Blumenau e ver o Galegão cheio. E a solidariedade, que marca a história da nossa cidade esteve presente também na arrecadação dos alimentos. A união do esporte, da alegria e da solidariedade que ajudarão inúmeras famílias que passam por momentos de dificuldades”, afirmou o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt. Os alimentos arrecadados seguirão para o abastecimento dos sete CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) da cidade.
Mas enquanto o gesto solidário corria lá fora, na quadra justificava-se a alegria do prefeito com a exibição de gala do vôlei. Na mesma quadra, o brilho das medalhas olímpicas na vibração de Dante, Gustavo e Serginho se misturava as referencias regionais do voleibol da terra da cerveja: China, Jamelão, Andressa, Ana Cristina e tantos outros, jovens e veteranos das quadras. Junto deles também, a demonstração do destacado trabalho de Blumenau no paradesporto, onde o vôlei sentado foi uma das atrações do intervalo, na igual emoção de cada ponto.
Defesas impossíveis, bloqueios fulminantes, o famoso ace (ponto de saque) vindo do imprevisível e, claro, como toda reunião de amigos, a descontração, os risos que, no fim, não olharam vitoriosos, a festa era geral e irrestrita de canto a canto. No fim, o contato direto dos jogadores com os fãs, em todos os cliques possíveis, e que não foram poucos, além do contato de todos com a bola, do tímido saque e a inocente brincadeira entre amigos e crianças.
“Foi um enorme prazer e satisfação fazer esse evento em parceria com a União FM e, tenho certeza, que todos que estiveram presentes no ginásio saíram de lá contentes com o espetáculo”, declarou Luciano Bozko, da RB Sports, uma das promotoras do evento e um dos jogadores do time azul, o vencedor da noite por 2 sets a 1, no misto de emoção e descontração entre os dois combinados.
Emoção que tomou conta da expressão e da voz de Rodrigo Giacomet, diretor da Rede União e o narrador do encontro. “Uma noite de emoção, ao ver o Galegão lotado, a exibição dos paratletas, o exercício da solidariedade ao arrecadarmos 600 kg de alimentos, as estrelas do vôlei ‘brincando’ e mostrando classe junto de jovens em quadra e, claro, ver a União gerando uma atividade como esta e deste tamanho. Ficamos muito felizes, mais uma vez, com a acolhida da comunidade em um domingo de tarde como este. Uma noite de botar em prática nosso slogan, nosso lema de ‘dar voz ao que faz bem’, e assim seguimos prometendo mais para breve, muito breve”, disse.
Esporte, solidariedade, alegria genuína e, claro, musica. Assim é feita uma página história no velho guerreiro Galegão. Abaixo, você confere alguns cliques da tarde/noite de domingo, entre saques e sorrisos que jamais serão esquecidos.
Vale lembrar que a terceira edição do Jogo das Estrelas foi uma realização da RB Sports e da União FM e contou com o patrocínio máster da Prefeitura de Blumenau e o patrocínio de Max Refrigerantes, Especiais Serviços Tercerizados, Sicredi Vale Litoral e Shopping Park Europeu, além do apoio da Unisociesc, Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), APAN Vôlei e Bluvôlei.
FOTOS (destaques e galeria): Michele Lamin