Eloy Fritsch apresenta seu novo disco instrumental: Epic Synthesizer Music Vol. 1


O compositor e tecladista da banda de Rock Progressivo Apocalypse, Eloy Fritsch, acaba de lançar o seu novo álbum “Epic Synthesizer Music Vol. 1”. No trabalho, o músico apresenta dez músicas instrumentais criadas com teclados eletrônicos e sintetizadores. O novo trabalho é influenciado pela Synthwave, Rock Progressivo, trilhas sonoras e a grande lenda do sintetizador, o grego Vangelis. As músicas apresentam um tom épico e futurista. O objetivo de Eloy é remeter o ouvinte aos cenários de ficção científica.


A Synthwave é a nova onda dos sintetizadores. O estilo surgiu por volta dos anos 2000, influenciada por trilhas sonoras dos anos 1980. A Synthwave oportunizou o retorno do interesse pela música criada através de sintetizadores analógicos. Apesar de Eloy já ter lançado trabalhos anteriores nesse mesmo estilo nos anos 1990, ele aproveita o momento atual e pega carona nessa tendência da Synthwave.
As músicas “Hope Spaceship”, “Intergalact Journey”, “Digital Computer” e “The City of Robots” esteticamente ganham uma perspectiva de retrofuturismo, soando como trilhas de cenas de ficção científica, videogame e filmes de ação.

Músicas como “Blue Light Source”, “Sentinel of Eden” e “Valley of Clouds” possuem um feeling mais intimista, sem deixar a característica épica das composições. Em “Epic Synthesizer Music Vol. 1”, Eloy presta ainda uma linda homenagem póstuma à uma de suas principais influências, o grego Vangelis, mestre das trilhas sonoras eletrônicas, que faleceu em 2022. A composição “Hymn to the Unknow Man” remete as composições “To the Unknow Man” do álbum “Spiral” e “Hymn”, do álbum “Opera Savage”, ambas obras-primas de Vangelis, lançadas respectivamente em 1977 e 1979.

O disco de Eloy também conta com músicas na linha do Rock Progressivo como “Travelling in the Celestial Sphere” e “A Glimpse of Victory”, com um solo virtuoso de sintetizador Minimoog.


Fotos: Daniel Motta

Ver mais novidades