Um gesto nobre para o futuro da música e de muitos pequenos e pequenas sonhadores deste universo. Nesta quinta-feira (9), o super Ed Sheeran anunciou a criação de uma fundação que vai incentivar a educação musical para crianças.
“Criei o @edsheeranfnd porque recentemente tem havido cada vez menos importância sendo dada à educação musical. Mesmo quando eu estava na escola, era visto como um ‘assunto de segunda’ e não levado a sério. Há um equívoco de que ‘não é um trabalho de verdade’ – quando a indústria musical é responsável por 216 mil empregos em tantos campos diferentes e traz até £ 7,6 bilhões (US$ 9,3 bilhões) em um ano para a economia do Reino Unido.”, afirmou.
“Sem mencionar o poder que nossa arte tem em todo o mundo para trazer alegria às pessoas. É algo de que devemos nos orgulhar e defender no Reino Unido, não varrer para debaixo do tapete e fingir que somos apenas banqueiros (sem ofensa aos banqueiros, obviamente). Foi incrível para minha saúde mental quando criança, sentir um senso de propósito e realização, mesmo aprendendo piano ou violoncelo em tenra idade, muito antes de compor músicas.”, acrescentou.
De acordo com o cantor, o objetivo da fundação é ajudar crianças a aprender a tocar instrumentos, bem como aprender produção, composição e habilidades de performance e “esquemas de aprendizagem” para ensiná-las sobre diferentes habilidades que podem ajudá-las a entrar na indústria musical.
Segundo a Billboard, como exemplo, ele disse que sua operação emprega 150 pessoas em turnê, todas com diferentes conjuntos de habilidades, além daquelas que trabalham com ele no lado da gravadora, gestão, publicação e promoção.
“A música é uma parte fundamental da nossa sociedade”, escreveu ele. “Quanto mais viajo e visito escolas e projetos de base, mais vejo que há paixão e pessoas inspiradoras, que estão sendo subvalorizadas e mal atendidas. Espero que esta fundação seja um começo para dar a eles o apoio de que precisam para continuar, e mostrar a eles que são extremamente importantes para nós.”
Vale lembrar que em 2019, Sheeran lançou a Ed Sheeran Suffolk Music Foundation, com o objetivo de ajudar jovens menores de 18 anos que vivem na região de Suffolk, na Inglaterra, com “bolsas pequenas, mas úteis” para ajudá-los a estudar ou tocar música.
No vídeo que acompanha o anúncio, Ed revelou que a educação musical “moldou quem eu sou” e que isso lhe deu um senso de propósito e realização desde que ele era criança. Ele observou que frequentou uma escola financiada pelo estado, onde um professor solidário lhe deu confiança para subir no palco e se apresentar. “Há locais sendo fechados e há organizações que fazem clubes de música fora da escola que estão sendo fechadas e eu acho que a chave da fundação é ajudar essas organizações a continuar, porque elas estão lutando”, disse Sheeran no vídeo.
No site da fundação, ela promete trabalhar com “comunidades, indústria e governo para fazer uma mudança na forma como a música é ensinada no Reino Unido. Queremos que todas as crianças tenham acesso igual para se expressar por meio da música e oportunidade de seguir uma carreira musical.”