Stevie Wonder está de volta com um novo single! “Can We Fix Our Nation’s Broken Heart” marca o retorno do ícone musical com sua primeira música inédita em quatro anos. Nesta balada poderosa, o artista busca romper barreiras e unir as pessoas em torno de questões essenciais, uma missão para a qual ele é incomparavelmente qualificado como um dos artistas mais respeitados e influentes do mundo.
Logo nas primeiras linhas da música, Wonder faz uma pergunta direta e impactante: “Podemos consertar o coração partido da nossa nação? Somos corajosos o suficiente para tentar?”. Com uma melodia suave, embalada por um violão e uma batida discreta, sua voz inconfundível se dirige a “todos os meus irmãos e irmãs” para que juntos encontrem soluções para problemas como pobreza, falta de moradia, ódio e negatividade na cultura, voltado para os EUA.
O cantor lembra: “Somos uma família.” A faixa, autoproduzida, também traz o característico solo de gaita dele, acrescentando um toque genuíno à sua mensagem poderosa. Ouve só:
Com uma carreira que ultrapassa seis décadas, Stevie Wonder tem sido uma presença constante na música mundial. Aos 12 anos, ele se tornou o artista mais jovem a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 com “Fingertips, Part 2“. Desde então, ele liderou a parada outras sete vezes, além de acumular inúmeros clássicos atemporais que influenciaram o curso da música moderna, popularizando o uso de sintetizadores no R&B e promovendo uma abordagem centrada em álbuns para o gênero. Ao longo de sua trajetória, ele vendeu mais de 100 milhões de discos e ganhou 25 Grammys, além de um Oscar.
“Can We Fix Our Nation’s Broken Heart” dá continuidade ao foco de Stevie em questões sociais, tema também abordado em seus singles lançados em 2020. Na época, a música “Can’t Put It In The Hands Of Fate,” em colaboração com os rappers Rapsody, Chika, Cordae e Busta Rhymes, discutia temas como racismo institucional, brutalidade policial e o movimento Black Lives Matter. Outra canção daquele ano, “Where Is Our Love Song,” com Gary Clark Jr., era um apelo sincero à unidade.
Coincidentemente, o lançamento da faixa nova aconteceu em meio ao período eleitoral dos EUA, que escolherá o próximo presidente do país em novembro. Em um discurso recente, Wonder destacou a urgência de sua mensagem: “Eu sei da importância da ação. Agora é o momento de entender onde estamos e o que será necessário para vencer: vencer os corações partidos, vencer os desencantados, vencer os espíritos raivosos—agora é a hora”.
Ele ainda acrescentou: “Este é o momento de lembrar quando você conta aos seus filhos onde você estava e o que você fez… Devemos escolher a coragem em vez da complacência. É hora de nos levantarmos e ir votar!”.