Você nasceu em 1974? Você lembra de algum fato marcante deste ano em especial? Há cinco décadas atrás o mundo parecia ter mais cor e tudo ainda era tão novo quanto exótico. Estavamos chegando na metade dos anos 1970, o futuro era uma caixinha de surpresas e, naturalmente, o presente super colorido e ainda em nuances de flores, paz e amor tinha seu vigor.
Na cena internacional, movimentos políticos eram o que havia o movimento dos dias. Portugal se forrava de cravos numa revolução histórica e os EUA se assustavam com as revelações que levariam Richard Nixon a renunciar a presidência no polêmico Watergate, que virou até filme. O controverso “Emanuelle” de Sylvia Kristel chegava as telas de cinema e a Alemanha vibrava pela conquista de sua segunda Copa do Mundo em casa, derrotando a poderosa Holanda de Cruyff e a “laranja mecânica“.
Por aqui, dentro do contexto do regime militar, Ernesto Geisel assumia a presidência e cortava a faixa inaugural da Ponte Rio-Niterói. São Paulo ardia em chamas com o trágico incêndio do Edifício Joelma, que parou o centro da terra da garoa. Vibravamos com Emerson Fittipaldi, bicampeão de F1, o Inter festejava seu hexacampeonato gaúcho e, na ilha catarinense, a festa era no Estreito, com o Figueirense campeão estadual.
Toca-discos e K7, boca-de-sino, bizorrão, soireé nos domingos a tarde, eram os anos 1970 em estado puro, e tudo isto embalado por grandes passagens musicais que sacudiam a cabeça dos bichos-grilos e, mesmo que lá não suspeitassem, estariam escrevendo seus trabalhos na história da música: conquistas, grandes encontros, álbuns de estreia, teve de tudo na pura efervescência musical daquele período.
Sendo assim, a União FM voltou ao tempo, mergulhou na biblioteca e foi em busca de 50 discos que, neste ano, arrematam 50 anos de nascimento. Nomes pesados, grandes projetos e momentos únicos que marcaram aquele 1974 tão longe, mas musicalmente, ainda tão influente e marcante aos nossos ouvidos.
‘Milagre dos Peixes Ao Vivo‘ (Milton Nascimento): O sétimo álbum de Milton Nascimento traz canções como ‘A Última Sessão de Música‘,’Clube da Esquina‘ e ‘Nada Será Como Antes‘.
‘Waterloo’ (ABBA): O segundo álbum de estúdio do grupo pop sueco apresenta ‘Waterloo‘, vencedor do Eurovision Song Contest de 1974. A carreira internacional do ABBA decolou após o lançamento desse álbum.
‘Court and Spark’ (Joni Mitchell): A icônica cantora e compositora ultrapassou os limites da música com esse álbum. Em vez de um disco folk puro, Mitchell experimentou outros gêneros, incluindo jazz e pop. Não deixe de conferir a música favorita dos fãs: ‘Free Man in Paris‘.
‘Natty Dread’ (Bob Marley & the Wailers): A lenda do reggae lançou ‘Natty Dread‘ em 1974. O álbum traz um dos maiores clássicos de Bob Marley – ‘No Woman, No Cry‘.
‘Second Helping’ (Lynyrd Skynyrd): Os deuses do Southern Rock, Lynyrd Skynyrd, obtiveram grande sucesso com seu segundo álbum de estúdio, que traz (entre outras ótimas músicas) o maior sucesso da banda: o clássico ‘Sweet Home Alabama‘.
‘It’s Only Rock ‘n Roll’ (The Rolling Stones): Os Stones lançaram este álbum em 1974, mais conhecido por seu single de sucesso ‘It’s Only Rock ‘n’ Roll (but I Like It)‘. A banda também experimentou elementos de reggae e funk em suas composições, fazendo desse disco um trabalho bastante singular.
‘A Tábua de Esmeralda’ (Jorge Ben Jor): O 11º álbum de estúdio de Jorge Benjor, na época Jorge Ben, traz músicas de sucesso, como ‘Menina Mulher da Pele Preta‘ e ‘Os Alquimistas Estão Chegando os Alquimistas‘, abrindo a sua fase chamada de alquimia musical. Em lista divulgada pela revista Rolling Stone Brasil, ‘A Tábua de Esmeralda‘ é o sexto melhor disco de música brasileira de todos os tempos.
‘Diamond Dogs’ (David Bowie): Bowie se reinventou nesse álbum, ao se inspirar no romance distópico de George Orwell, ‘1984‘. Definitivamente vale a pena revisitar o disco, mesmo que seja apenas para ouvir ‘Rebel, Rebel‘ repetidamente.
‘Caribou’ (Elton John): O oitavo álbum de estúdio de Elton John traz clássicos como o single de sucesso ‘Don’t Let the Sun Go Down on Me‘. Precisamos dizer mais?
‘Rush’ (Rush): Os roqueiros canadenses lançaram seu primeiro álbum autointitulado em 1974 pela própria gravadora da banda, Moon Records. O álbum termina com a famosa música ‘Working Man‘.
‘Queen II’ e ‘Sheer Heart Attack’ (Queen): A banda britânica lançou dois álbuns em 1974. ‘Queen II‘ foi lançado primeiro e apresentava novidades que a banda gostava de experimentar com diferentes gêneros, overdubs em várias camadas e harmonias vocais. ‘Sheer Heart Attack‘ também é um disco muito bom que traz o single de sucesso ‘Killer Queen‘.
‘Kiss’ e ‘Hotter Than Hell’ (Kiss): O álbum de estreia dos roqueiros do Kiss foi lançado no dia 18 de fevereiro, e o segundo, no dia 22 de outubro de 1974. ‘Kiss‘ traz sucessos como ‘Strutter‘, ‘Deuce‘ e ‘Black Diamond‘. Considerando que seu segundo álbum inclui músicas como ‘Parasite‘, ‘Hotter than Hell‘ e ‘Let Me Go, Rock ‘n’ Roll‘, os dois discos são clássicos do Rock ‘n’ Roll!
‘Elis & Tom’ (Elis Regina e Tom Jobim): O que acontece quando você junta duas potências da música brasileira? Um disco fantástico como esse! Elis Regina e Antônio Carlos Jobim colaboraram naquele que é sem dúvida um dos melhores discos de bossa nova e da música popular brasileira de todos os tempos.
‘Elis’ (Elis Regina): Há 50 anos, Elis Regina também lançou um álbum solo. Você não vai se arrepender de conferir as canções ‘Na Batucada da Vida‘ e ‘Travessia‘.
‘Apostrophe (‘)’ (Frank Zappa): A musicalidade e o humor inteligente de Zappa eram incomparáveis, e este álbum prova isso. ‘Apostrophe (‘)‘ também foi o primeiro álbum do cantor a figurar entre os dez primeiros nas paradas dos EUA.
‘Get Your Wings’ (Aerosmith): O segundo álbum de estúdio do Aerosmith alcançou o triplo disco de platina. Inclui a versão da banda de ‘Train Kept A Rollin‘, que é a favorita dos fãs e um marco nas apresentações ao vivo da banda.
‘Jolene’ (Dolly Parton): Este álbum traz dois dos hits de Dolly Parton: ‘I Will Always Love You’ e, claro, o clássico ‘Jolene‘. Segundo a artista, as duas músicas foram escritas no mesmo dia!
‘Rock ‘n’ Roll Animal’ (Lou Reed): Este trabalho de Reed é cru e barulhento. O álbum traz clássicos originalmente gravados pela sua antiga banda, o The Velvet Underground, como ‘Sweet Jane‘, ‘Heroin‘ e ‘White Light/White Heat‘.
‘Nightlife’ (Thin Lizzy): Primeiro álbum do Thin Lizzy com a participação dos guitarristas Scott Gorham e Brian Robertson. Músicas como ‘Sha-La-La‘ e ‘Still In Love With You‘ viraram as favoritas dos fãs.
‘Cartola’ (Cartola): O cantor e compositor tinha 65 anos quando lançou seu álbum de estreia. O disco está recheado de clássicos do samba como ‘Tive Sim‘, ‘Alvorada‘ e ‘O Sol Nascerá‘.
‘Crime of the Century’ (Supertramp): O terceiro álbum de estúdio do Supertramp é mais conhecido por seu single de sucesso ‘Dreamer’. No geral, é um disco de rock progressivo que vale a pena revisitar.
‘They Don’t Make ‘Em Like My Daddy’ (Loretta Lynn): O 24º (sim, isso mesmo!) álbum de estúdio de Loretta Lynn tem canções originais, assim como interpretações de clássicos country. É uma alegria ouvi-lo.
‘461 Ocean Boulevard’ (Eric Clapton): O guitarrista, cantor e compositor inglês mistura elementos de rock, blues e R&B nesse álbum. ‘461 Ocean Boulevard‘ foi o segundo disco solo de Eric Clapton e o primeiro a chegar ao topo das paradas em vários países. Inclui seu famoso cover de ‘I Shot the Sheriff‘, de Bob Marley.
‘Jorge Mautner’ (Jorge Mautner): O segundo álbum (primeiro em estúdio) do cantor, compositor e escritor carioca teve produção de Gilberto Gil e traz o sucesso ‘Maracatu Atômico‘, além de ‘Herói das Estrelas‘, ‘Cinco Bombas Atômicas‘, ‘Pipoca À Meia-Noite‘ e ‘Guzzy Muzzy‘.
‘The Lamb Lies Down on Broadway’ (Genesis): É um clássico do rock progressivo. A obra-prima da banda é uma ópera rock lançada originalmente em dois LPs. Ouça este álbum conceitual do começo ao fim para ter uma experiência completa.
‘Al Green Explores Your Mind’ (Al Green): Clássico do soul. O álbum traz ótimas músicas, como ‘Sha-La-La (Make Me Happy)‘ e ‘Take Me To The River‘.
‘Fulfillingness’ First Finale’ (Stevie Wonder): É amplamente considerado um dos melhores álbuns de Stevie Wonder. Conta com participações especiais do baixista James Jamerson, dos cantores Paul Anka e Minnie Riperton, assim como de membros do Jackson 5.
‘Before the Flood’ (Bob Dylan & The Band): Primeiro álbum ao vivo de Bob Dylan. Apresenta uma série de clássicos, mas também algumas músicas escritas pela The Band. Definitivamente vale a pena revisitá-lo em seu 50º aniversário.
‘Novos Baianos’ e ‘Vamos pro Mundo’ (Novos Baianos): O primeiro mencionado foi o quarto álbum de estúdio do grupo, e o último antes da saída de Moraes Moreira. O disco traz a canção ‘Isabel (Bebel)“, uma das raras composições de João Gilberto. No mesmo ano, o grupo lançou o ‘Vamos pro Mundo’.
‘Open Our Eyes’ (Earth, Wind & Fire): O quinto álbum de estúdio do Earth, Wind & Fire. Músicas como ‘Mighty Mighty‘ e ‘Kalimba Story‘ fundem funk, soul, ritmos latinos e R&B como nenhum outro grupo fez antes.
‘Atrás do Porto Tem uma Cidade’ (Rita Lee e Tutti Frutti): O terceiro álbum de estúdio da “Rainha do Rock” e o primeiro com a banda Tutti Frutti tem quase todas as músicas compostas por Rita Lee, incluindo ‘De Pés no Chão‘ e ‘Menino Bonito‘
‘Veedon Fleece’ (Van Morrison): Esse disco reflete de maneira penetrante a experiência emocional do divórcio que o cantor e compositor estava passando na época. Embora ‘Veedon Fleece’ não tenha sido um sucesso comercial, continua sendo o favorito dos fãs.
‘On The Beach’ (Neil Young): Um álbum bastante suave e sombrio, ‘On The Beach‘ de Young é cheio de canções melancólicas e introspectivas. Confira o single ‘Walk On‘.
‘Silvio Santos e Suas Colegas de Trabalho’ (Silvio Santos): Sim, o apresentador lançou um disco há 50 anos, seu primeiro álbum musical. Entre as canções estão ‘Silvio Santos Vem Aí‘ e ‘Cosa Nostra‘, música na qual faz homenagem aos principais radialistas e apresentadores da década e que, por anos, também foi uma das aberturas do Show de Calouros.
‘Country Life’ (Roxy Music): O quarto álbum de estúdio dos art rockers é o mais sofisticado e cool possível. Os destaques incluem ‘All I Want Is You‘ e ‘The Thrill of It All‘.
‘The Heart of Saturday Night’ (Tom Waits): O segundo álbum de Tom Waits mistura elementos de folk, blues e jazz, em uma mistura poética que merece ser ouvida.
‘Leci Brandão’ (Leci Brandão): O álbum de estreia da cantora e compositora abriga quatro canções de sua autoria, uma delas em parceria com o compositor Darcy da Mangueira.
‘Pretzel Logic’ (Steely Dan): O terceiro álbum da banda de Donald Fagan e Walter Becker consolidou a posição do grupo nas paradas, com ‘Rikki, Don’t Lose That Number‘, ganhando muito espaço nas rádios.
‘Marvin Gaye Live!’ (Marvin Gaye): Gravado no Oakland Coliseum, esse álbum ao vivo captura o que Marvin Gaye era. Não deixe de conferir a canção ‘Distant Lover‘.