Promessa é divida e eles vão cumprir. Chris Martin, do Coldplay, vem provocando o fim iminente da banda desde 2021, mas agora ele confirmou exatamente quando o grupo britânico se aposentará: após o lançamento de seu 12º álbum. Em uma entrevista no Apple Music 1, Martin discutiu a trajetória da banda enquanto eles se preparam para lançar o décimo álbum, ‘Moon Music’. “Nós só vamos fazer 12 álbuns de verdade e isso é real. Sim, eu prometo (…) Porque menos é mais e para alguns dos nossos críticos, ainda menos seria ainda mais! É muito importante que tenhamos esse limite.”
Embora 12 possa parecer um número arbitrário de álbuns para uma banda encerrar, Martin vê isso mais como uma forma de emular os grandes. “Há apenas sete Harry Potters. Há apenas 12 álbuns e meio dos Beatles, há quase o mesmo para Bob Marley, então todos os nossos heróis. Além disso, ter esse limite significa que o controle de qualidade está muito alto agora e para uma música entrar, é quase impossível, o que é ótimo. E então onde poderíamos estar navegando, estamos tentando melhorar.”
Embora seu 12º álbum seja seu último disco, Martin diz que provavelmente haverá alguns projetos paralelos com seus companheiros de banda Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion depois que eles se separarem. Mas, por enquanto, os fãs do Coldplay terão que saborear ‘Moon Music’ quando ele chegar em 4 de outubro, porque depois disso, haverá apenas “mais dois álbuns de verdade” restantes da banda.
Ou seja… mais dois discos pelo caminho e fim. Tomara que Mr. Martin não seja tão rigoroso nas promessas de aposentadoria da banda como vem sendo. Gostamos de surpresas.