Carta de John Lennon convidando Eric Clapton para formar supergrupo vai a leilão

Uma carta manuscrita de John Lennon destinada a Eric Clapton, datada de 29 de setembro de 1971, será leiloada no próximo mês com uma expectativa de arrecadar até €150 mil (cerca de R$ 950 mil). O documento de oito páginas revela o desejo de Lennon de formar um supergrupo revolucionário e sua admiração pela música de Clapton.

Na carta, Lennon descreve planos para criar um núcleo musical que incluiria o produtor Klaus Voormann, o baterista Jim Keltner, o pianista Nicky Hopkins e o produtor/compositor Phil Spector, todos os quais já haviam trabalhado com os Beatles, além de sua esposa, Yoko Ono. Ele também sugere uma turnê internacional, incluindo destinos como Rússia e China, e expressa a crença de que a colaboração com Clapton poderia trazer à tona “uma grandeza maior” em sua música.

“Sei que poderíamos ajudar um ao outro”, escreveu Lennon. “Espero trazer à tona o mesmo tipo de grandeza em todos nós – o que sei que acontecerá se/quando nos reunirmos.” A carta reflete a sensibilidade de Lennon sobre o momento delicado na vida de Clapton, que enfrentava o vício em heroína e questões em torno de sua paixão por Pattie Boyd, a então esposa de George Harrison, com quem ele mais tarde se casaria.

Considerada pela International Autograph Auctions Europe SL como “uma das formas mais raras de comunicação pessoal de John Lennon disponíveis”, a carta será leiloada online no dia 5 de dezembro.

Ver mais novidades