Já pensou em ter, na garagem, um busão cheio de história e que levou, dentro dele, um ex-beatle? Olha só, o ônibus de turnê do Wings de 1972, banda de Paul McCartney logo após o fim do Fab Four, será leiloado no próximo mês, isto depois de ser restaurado à sua glória original.
O veículo chegará ao leilão de 16 a 18 de novembro como parte da celebração do 20º aniversário “Played, Worn & Torn: Rock ‘n’ Roll Iconic Guitars and Memorabilia” da casa de leilões Julien’s Auctions. Ele se junta a mais de 1 mil outros artefatos, incluindo a guitarra “The Fool” de Eric Clapton, a guitarra “Sky Stang I” de Kurt Cobain e itens de Elvis Presley, Prince, Beatles, Janis Joplin, Eddie Van Halen e muito mais.
O ônibus, conhecida como WNO 481, é um clássico ônibus britânico de dois andares Bristol KSW, fabricado em 1953 e comprado por Paul e Linda McCartney em 1972. Junto de Denny Laine, Henry McCullough e Denny Seiwell, o casal o utilizou como o principal ônibus de turismo para a Turnê ‘Wings Over Europe’, primeira jornada em grande escala e a segunda no geral, atrás de uma turnê universitária que ocorreu no início daquele ano.
O WNO 481 contou com obras de arte psicodélicas de Geoffrey Cleghorn, que também trabalhou com os Rolling Stones, Pink Floyd e The Who. Cleghorn modelou o design com base na capa do álbum ‘Yellow Submarine’, dos Beatles. O ônibus também foi equipado com cercadinho infantil no convés aberto, além de colchões, pufes e cobertores para acomodar as esposas e filhos dos integrantes da banda.
E ai? Bateu interesse no busão do Paul? Uma peça rara de memorabilia sobre rodas que, por um “módico valor”, pode ser sua.