O livro “Dylan Elétrico: do Folk ao Rock“, lançado pela editora Tordesilhas, chega ao Brasil para emocionar fãs do Poeta do Rock. Escrita por Elijah Wald, guitarrista, vencedor de Grammy e um dos críticos musicais mais importantes do mundo, a novidade revela os bastidores da apresentação histórica do cantor e compositor Bob Dylan, um dos artistas mais influentes e icônicos da música popular do século XX, no Newport Folk Festival, em 25 de julho 1965.

O título foi inspiração para o filme “Um Completo Desconhecido“, que recebeu oito indicações ao Oscar em 2025, incluindo destaque nas categorias Melhor filme, Melhor ator e Melhor Canção. A obra, porém, se destaca por ir muito além do que o cinema mostrou. Ao longo das páginas, o autor aprofunda os detalhes do icônico show no qual Dylan subiu ao palco acompanhado por uma banda com guitarras e teclados elétricos, quebrando o paradigma da época que ligava a música folk aos instrumentos tradicionais como o violão.
A performance, hoje considerada um marco da transição do folk para o folk-rock e o rock moderno, fez a plateia se dividir em dança, choro, aplausos, vaias e até ataques de raiva. As críticas vinham, principalmente, dos puristas do gênero musical. Ao explorar os detalhes dessa fatídica noite, Wald expõe quais foram as consequências artísticas e pessoais para Dylan e como ela afetou a relação do compositor com o amigo e músico Pete Seeger, que considerava o elemento elétrico inimigo do folk clássico.
Dylan Elétrico: do Folk ao Rock
Editora: Tordesilhas
Autoria: Elijah Wald
ISBN: 978-6555682427
Número de páginas: 320
Preço: R$ 74,90
Onde encontrar: Amazon, Alta Books e principais livrarias do país