Billboard: Novos discos de Rock não figuram entre os mais vendidos de 2021

Em outros tempos, esperar um álbum arrebatador ou marcante dentro do Rock colocado entre as grandes vendagens da música em um ano era quase certo. Tempos onde o ritmo se oxigenava, se reinventava e trazia sempre uma grata surpresa, sem dar a mínima brecha de morte ou enfraquecimento.

Atualmente, dizer que “o Rock acabou” continua, como naqueles tempos passados, sendo algo impossível e impensável, dado a perceber que velhas e novas bandas, cantores, cantoras e promessas do ritmo surgem vez em quando. mas o mainstream já não é mais território rocker. Pelo menos no que diz respeito a novos trabalhos no filão.

Números divulgados recentemente pela Billboard, entre vários dos rankings de 2021, surpreenderam os fãs do bom e velho Rock: pela primeira vez na história, nenhum novo trabalho no gênero está entre os 200 primeiros colocados do ano. A lista que compilou os mais vendidos foi elaborada com dados coletados entre 21 de novembro de 2020 e 13 de novembro deste ano.

A condição histórica vale apenas para novos trabalhos no ritmo, já que, em linhas gerais, alguns clássicos (17 para ser exato) seguem sobrevivendo em meio a novidades do Pop e de outros gêneros. A coletânea “Greatest Hits“, do Queen, é a melhor colocada, ocupando a 23ª posição. E olha que o trabalho foi lançado há exatos 40 anos atrás.

https://www.youtube.com/watch?v=uTx8c4b26bI&ab_channel=ROCKMUSSICAL

Alias, coletâneas foram as que mais estiveram presentes entre os 17 trabalhos do Rock no top 200. Ao todo, são nove discos de nomes como Bon Jovi, Lynyrd Skynyrd, Journey e The Beach Boys. Entre os álbuns de estúdio, a melhor posição foi do icônico “Rumors“, obra prima do Fleetwood Mac lançada em 1977 (44 anos atrás), em 34º lugar e que ganhou um empurrãozinho graças a viralização de “Dreams” recentemente.

Outros discos que integram a lista são os lendários Back in Black (AC/DC, 68º), Nevermind (Nirvana, 97º), Black Album (Metallica, 99º), AM (Arctic Monkeys, 120º), Hotel California (Eagles, 153º), Power Up (AC/DC, 174º) e Hybrid Theory (Linkin Park, 196º). Vale salientar que obra dos comandados do saudoso Chester Bennington foi a última de Rock que emplacou a primeira posição da lista de vendagens, isso no já distante 2001.

O Foo Fighters, por sua vez, foi o grande destaque entre as vendagens na lista voltada, exclusivamente, para trabalhos do Rock em 2021. No entanto, cabe citar com certa “esperança”: a grata surpresa do Måneskin, já que os italianos aparecem em primeiro na lista de novos artistas do Rock. Um vento de novidade que pode reconduzir o gênero aos postos mais altos, se tudo continuar na maré que está

Confira os discos de Rock que estão entre os mais vendidos de 2021:

23 – Greatest Hits (Queen)
34 – Rumors (Fleetwood Mac)
66 – Greatest Hits (Journey)
68 – Back in Black (AC/DC)
97 – Nevermind (Nirvana)
99 – Black Album (Metallica)
118 – All Time Greatest Hits (Lynyrd Skynyrd)
120 – AM (Arctic Monkeys)
125 – Greatest Hits (Bob Seger & The Silver Bullet Band)
135 – Greatest Hits (Fleetwood Mac)
138 – Sounds of Summer: The Very Best of The Beach Boys (The Beach Boys)
140 – Greatest Hits: The Ultimate Collection (Bon Jovi)
153 – Hotel California (Eagles)
172 – The Best of Nickelback: Volume 1 (Nickelback)
174 – Power Up (AC/DC)
179 – Greatest Hits (Red Hot Chili Peppers)
196 – Hybrid Theory (Linkin Park)

Ver mais novidades