Parece que vem aí uma nova moda na indústria musical. Depois de Bob Dylan e Neil Young, agora foi a vez do grupo Beach Boys vender os direitos autorais à uma empresa. Quem comprou foi a empresa Iconic Artists Group, gerenciada pelo magnata Irvin Azoff.
O acerto garante ao empresário o controle acionário da propriedade intelectual dos Beach Boys, incluindo as gravações de som da banda, marca, composições musicais selecionadas e memorabilia. De acordo com um comunicado envaido à imprensa, os Beach Boys e seus herdeiros manterão um interesse em seus ativos “para participar do lado positivo que o Iconic espera criar ao fazer marketing e promover ativamente” a banda.
No entanto, grande parte do catálogo perene da banda dos anos 1960 continua de propriedade do Universal Music Group, que adquiriu as gravações dos Beach Boys por meio da compra da EMI Music por US $ 1,9 bilhão em 2012.
Bruce Resnikoff, da Universal, deu uma entrevista à revista Rolling Stone afirmando que a gravadora ainda detém direitos sobre muitos materiais do grupo. “Temos as gravações originais e a publicação, mas nossa capacidade de fazer o máximo com esta banda depende da capacidade de trabalhar com a banda. A empresa Iconic representará a banda de uma forma que apenas aumentará, eu acho, o valor para todos”, disse.
Os valores da negociação não foram divulgados, mas segundo o site Bloomberg, o valor total dos ativos é de US $ 100 milhões a US $ 200 milhões. Um grande investimento, não é mesmo? Na década de 1960, os Beach Boys era um dos maiores grupos musicais, concorrendo lado a lado com os Beatles nas paradas musicais.
Já imaginou se a moda pega aqui no Brasil?