Avril Lavigne será condecorada com uma das mais importantes ordens de seu país natal: a Ordem do Canadá, a segunda mais alta, atrás apenas da Ordem do Mérito. Entregue desde 1967, a medalha foi criada para homenagear pessoas que fazem contribuições extraordinárias à nação. Ela tem como lema DESIDERANTES MELIOREM PATRIAM, ou “Eles desejam um país melhor”.
O site da comenda explica as razões pelas quais foi decidido honrar a cantora: “Avril Lavigne é uma das artistas femininas de maior vendagem da história. Com mais de 50 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, ela abriu o caminho para o punk rock de alma feminina e continua nessa trilha até hoje.
Generosa com seu tempo, a artista apoia pessoas com doenças graves, deficiências e a doença de Lyme por meio da Fundação Avril Lavigne. Embaixadora global da “Special Olympics”, Avril promove a inclusão e ajuda a acabar com o estigma em torno das deficiências intelectuais.”
Outros grandes nomes da música nascidos no Canadá já receberam a honraria através dos anos. Neil Young, Joni Mitchell e os integrantes do Rush são alguns deles.