É só no Reino Unido? É sim, mas o reflexo destes números refletem muito bem: o vinil veio para ficar e cada vez mais os números mostra neste cenário. A Official Charts Company, que analisa as vendas de música na terra da rainha, divulgou há pouco tempo um relatório que aponta os 10 nomes que mais venderam discos de vinil em 2022.
Quem encabeça a lista por lá são os também ingleses da banda Yard Act, que levaram “The Overload“, seu álbum de estreia lançado em fevereiro deste ano, a liderança nas vendagens das “bolachas”. Um feito e tanto se considerar que os garotos de Leeds estão a frente de ninguém menos que o duo Tears For Fears. O ainda fresco “The Tipping Point“, primeiro álbum de Roland Orzabal e Curt Smith em 17 anos, é o segundo mais vendido da lista, seguido de perto pela banda Black Country, New Road, com o disco “Ants From Up There“, segundo trabalho do grupo.
– Conheça um pouco o som da Yard Act, com a faixa-titulo do LP mais vendido do UK em 2022 (por hora)!
E o que continua chamando atenção nesta lista é um veterano nas estatísticas de vendagem de vinil no mundo inteiro: trata-se do “Rumours“, um dos trabalhos mais marcantes do Fleetwood Mac e que foi lançado originalmente em 1977. Ele está na quarta posição trazendo consigo clássicos da trupe, como “Dreams“, “Don’t Stop“, “Go Your Own Way” e “You Make Loving Fun” .
Veja o top 10 dos que mais venderam vinil no Reino Unido em 2022:
- Yard Act – The Overload
- Tears For Fears – The Tipping Point
- Black Country, New Road – Ants From Up There
- Fleetwood Mac – Rumours
- The Wombats – Fix Yourself, Not The World
- Charli XCX – Crash
- Rex Orange Country – Who Cares
- Don Broco – Amazing Things
- Bonobo – Fragments
- Frank Turner – FTHC